quinta-feira, 31 de julho de 2008

Canalhice suprema

O PRBS não se cansa de somar no seu mau-caratismo contra o MST.
Fez matéria hoje descrevendo a ocupação do prédio do Incra, em Porto Alegre, dizendo que até fezes nos corredores tinha...
Claro! O pessoal cagou e colocou o colchãozinho do lado, pra dormir no aroma... Já que são baderneiros, é melhor ser sujo também...
Sem noção!
E a desgovernadora?! E o monte de lixo que fede o Piratini? E o Ferst sacando 200 mil reais para "despesas pessoais"?
Ah, faça-me o favor...
E se quem está lendo aqui acredita nesse non sense baixo calão desses midiotas e mora em Porto Alegre, por favor, vá lá no prédio do Incra e conversa com a rapaziada do movimento, não assuma como verdade esse tipo de informação cachorra.
Lembre-se que os maiores financiadores da ZMentira são a Farsul, a Aracruz, Votorantim e outras empresas ligadas ao agronegócio.
É só folear essa porcaria e somar o espaço que há de publicidade para essa gente.
Essa campanha difamatória contra o MST não é por acaso que acontece.
Não sejamos ingênuos...

Leia o Blog do Ponto de Vista e o Subverta!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Enquanto isso no Pernambuco...

Jovens do MST recebem diploma de ensino fundamental
28/07/2008 - da página do MST

Cerca de 50 jovens entre 15 e 29 anos, assentados da Reforma Agrária no Estado de Pernambuco e integrantes do MST, recebem nesta terça-feira (29/07), diploma de ensino fundamental através do Programa Saberes da Terra.

O Programa é uma parceria entre a SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) e diversos Movimentos Sociais do Campo, fruto da luta histórica desses Movimentos para garantir educação escolar para os jovens e adultos do campo, normalmente excluídos do sistema formal de ensino.

Construído conjuntamente com os Movimentos Sociais, o Programa Saberes da Terra oferece escolarização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e proporciona a qualificação profissional inicial de agricultores familiares, estimulando o desenvolvimento sustentável com
possibilidade de vida e trabalho.

A Solenidade de conclusão de curso será realizada às 10 horas da manhã, no Centro de Formação Paulo Freire, Assentamento Normandia, na zona rural de Caruaru.

Brigada despeja outro acampamento do MST

Cerca de 150 policiais da Brigada Militar executam na manhã desta terça-feira (29) o despejo de 70 famílias de sem-terra na cidade de Gramado dos Loureiros, região Noroeste do RS. Parte das famílias está acampada na faixa de domínio da RS-324 e outra parte em um assentamento do Movimento Sem Terra (MST) no local. A reintegração de posse da faixa de domínio da rodovia foi pedida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). No entanto, informa o MST, a Brigada Militar afirma que despejará todo o acampamento, independentemente de parte dele estar em uma área particular, no caso o assentamento. Os sem-terra denunciam a nova ação da Brigada e do governo Yeda Crusius (PSDB) para desmobilizar e criminalizar o MST, processo que vem se intensificando desde o início do atual governo.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Stédile na Band

No início de junho eu vi esse programa de entrevistas feito com o João Pedro Stédile.
Foi muito bom e esclarecedor.
Muito burros esses jornalistas...
Confere aí as 7 partes, vale a pena para conhecer um pouco mais sobre o MST e sobre quem são os tais dos formadores de opiniões imbecis:


Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Empate no dilúvio

O domingo foi de azar.
O Tricolor é amplamente superior ao Palmeiras.
Vou enfatizar um verbo: É - não "está".
Luxemburgo armou um retrancão de dar inveja a clubes pequenos.
E deu certo.
Mas não fosse o azar das duas bolas na trave e da chuva insistente, sairia daqui despedaçado, com uma goleada nos lombos.
Ao final do jogo, em entrevista coletiva, comparou o Tricolor ao Sport, Goiás e Atlético-PR. Um perfeito idiota.
Mas a realidade é que o Grêmio vem em flagrante ascenção.
Roth tem seus méritos, mas neste último jogo errou novamente na substituição. Ao colocar Reinaldo no lugar de Thiego, fragilizou nosso meio-campo, e, após, foram estes os únicos minutos que o jogo saiu um pouco do controle do Tricolor.
Nem sempre tirar zagueiro para colocar atacante significa avançar o time...
Bom, mas nada de mais, e uma pena mesmo as bolas na trave.
Injustiça foi feita e o pênalti, depois da rosca, aconteceu.
No final, o empate - pela circunstância (sempre se deve observar as circunstâncias!) - não foi tão ruim.
Claro, para manter a campanha pelo título, cresce a necessidade de vitória lá em Curitiba na quinta-feira e a devolução deste empate lá no Parque Guaraná Antártica Diet no segundo turno.
Mantenho as esperanças, depois de assistir a todo um belo jogo debaixo de muita chuva.
Ainda mais depois que o melhortimedomundogalácticodosistemasolar perdeu para o lanterna Ipatinga...
É seguir no prumo que eles...

JAMAIS NOS MATARÃO!!!
Dá-le!

Todo o tipo de hombridade deve ser respeitado

Este tipo de atitude sempre terá resonância aqui no Alma da Geral:


Giuliano Vieceli disse...
Guga,

Sobre o meu comentário lá no blog, já pedi desculpas a TODOS aqueles que se sentiram ofendidos pelsa expressões que eu utilizei. Realmente elas foram inadequadas e desnecessárias.

Sou membro do MGN sim, mas não sou membro da direção. Sou apenas um torcedor comum, um sócio, assim como tu.

Concordo que as informações divulgadas sobre o projeto são escassas. Justamente por isso que resolvi criar um blog com o resultado das reuniões com o Antonini (pois ele recebeu os moderadores da comunidade Grêmio Arena duas vezes, a primeira para responder dúvidas e a segunda para receber sugestões dos torcedores para o projeto).

As respostas que eu dei sobre os projetos da prefeitura foram sim retiradas do site da mesma, uma vez que ela deveria ser procurada para explicá-los, e não o clube (na minha visão).

As outras dúvidas (a maioria delas pelo menos) podem ser respodidas com uma leitura dos tópicos do blog http://arenadogremio.blogspot.com ou da comunidade Grêmio Arena do orkut.

PS: o download do arquivo com as sugestões dos torcedores que foi entregue ao Antonini na segunda reunião pode ser feito no blog, no tópico referente à segunda reunião.

Abraços e mais uma vez desculpas pelas expressões pejorativas utilizadas na minha primeira resposta.


27/07/08 10:41

Agora, Giuliano.
É uma pena que iniciativas para esclarecimento de um projeto estrutural do clube venham dos torcedores.
Isso, na minha visão, deveria ser obrigação da direção.
E é aí que está a crítica: quem comanda o Grêmio hoje parece estar mais preocupado em capitalizar em nível pessoal sobre tudo que é fato e/ou factóide que aparece - seja de futebol ou não - do que dirigir o clube como uma entidade social propriamente dita.
Sei lá, inclusive já começo a pensar que a tese da incompetência já nem serve mais, e, daí, a desconfiança cresce e muito.
Mas vá lá, tudo bem.
Queremos sempre o melhor para o nosso Tricolor e a iniciativa do blog é bárbara.
Já está aqui na lista de links do Alma e virarei leitor assíduo.

Saudações Tricolores!
JAMAIS NOS MATARÃO!!!

sábado, 26 de julho de 2008

Resposta do post "Nada com nada"

O meu post "Nada com nada", cheio de preocupações, questionamentos e com uma sugestão sobre o projeto da arena do Tricolor foi reproduzido na integralidade no blog Grêmio Acima de Tudo.
Ali, até o momento, foram feitos 13 comentários.
O 13º é o que reproduzo aqui embaixo na íntegra.
Ao que tudo indica, é de um integrante do movimento Grêmio Novo - apoiador e membro da direção atual do clube.
Pois, na leitura de sua resposta, percebe-se que ele acusa os questionadores de preguiçosos, é pedante e sequer menciona a sugestão de se concentrar no SITE OFICIAL DO GRÊMIO as informações sobre o novo estádio, afinal, o projeto é do GRÊMIO, não da prefeitura...
Leiam e tirem suas conclusões:


Giuliano Vieceli disse...
Não vejo problema no terreno onde será construído o complexo arena ser um pôlder, pois como a própria definição diz, esta área pode ser "dessecada continuamente com o fim de torná-la utilizável na agricultura e/ou na habitação."

Sobre a questão da irrigação, se deixarem a preguiça de lado e procurarem no site da prefeitura saberão que justamente pela drenagem do terreno naquela área ser bastante superficial, serão feitos investimentos para a recuperação e ampliação da Casa de Bombas nº 05, visando solucionar o problema.

Sobre os acessos ao local, já está em fase final a construção do Viaduto Leonel Brizola, que fará a ligação da Terceira Perimetral com a BR-290 (aliás, é graças a este viaduto que a Rossi Residencial vai aplicar R$ 50 milhões em empreendimentos habitacionais no bairro Humaitá, além de ter adotado o Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, um dos cinco maiores de Porto Alegre).

Sobre as vilas perto daquela área, novamente uma breve busca no site da prefeitura é suficiente para tirar essas dúvidas.

"O Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC) reúne as ações que a prefeitura vem desenvolvendo na urbanização da região Humaitá/Navegantes. O programa já entregou 854 moradias e outras 322 serão concluídas no primeiro trimestre do próximo ano. Mais seis loteamentos de casas populares estão em fase de licitação, totalizando novas 810 unidades habitacionais.(...)O PIEC prevê ainda uma série de outras intervenções urbanísticas, como a recuperação de praças, implantação de novas áreas verdes, construção de creches e centros comunitários."

Outros projetos estão previstos para aquela área, mas creio que agora vocês já são capazes de buscarem essas informações, a não ser que usar o google seja uma tarefa muito além das suas possibilidades.

Aliás, se vocês tivessem um pouco de "coragem" e perguntassem tudo isso diretamente para os "noviços" ou "neo-gremistas" - como queiram - certamente obteriam resposta para a maioria desses questionamentos (senão todos).

Se quiserem mais informações sobre a arena, basta participarem da comunidade Grêmio Arena no orkut ou acessarem o blog oficial da comunidade (http:\\arenadogremio.blogspot.com)
Saudações tricolores de um neo-gremista

25 de Julho de 2008 10:57

sexta-feira, 25 de julho de 2008

De alma lavada!

Jogo sensacional o de ontem.
Parecia o Grêmio de 2001, campeão da Copa do Brasil.
TCHECO foi o melhor em campo - jogou muito!!!
Domingo TEM que ser nosso!
Que isso tudo não suba na cabeça do Roth e do Paulo Sérgio...

Dá-le!
JAMAIS NOS MATARÃO!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

BM x torcida

Essa vem do Diário Gauche:


Brigada Militar espanca quem canta hino do Grêmio
Recebo direto do jornalista Wanderley Soares, velho especialista em questões de segurança pública:

É tênue a diferença entre a força de uma interjeição e o poder de um cassetete.

Durante alguns anos, a Brigada Militar [RS], ainda confusa entre os rituais da caserna e os costumes dos paisanos, considerava a cara feia como um ato de desacato que poderia se agravar com a tentativa de um cidadão de trocar idéias com um PM. Isso chegou a criar impasses traumáticos, pois entre a interjeição de um paisano e o cassetete de um PM, o desacatado era sempre o PM. Isso mudou? Sim, mudou. Viagens, congressos, conferências, seminários, experiências trágicas nas ruas e o avanço das técnicas de ensino da Academia de Polícia Militar fragilizaram a idéia de que o homem fardado é superior ao homem à paisana.

Trata-se de um processo civilizatório de progressão irreversível num sistema democrático. Este processo está em andamento, pois, com alguma freqüência, surgem episódios em que o verbo do paisano é interpretado como desacato ao cassetete do policial.

Dentro desta moldura, a Brigada Militar deverá explicar – e bem – um episódio ocorrido sábado último, dia 19, quando um grupo de adolescentes foi arrancado de um coletivo, por cerca de 12 PMs, em frente ao 19º BPM, a golpes de cassetete. A primeira versão sobre isso é de que um PM, que se encontrava no coletivo, não gostou que a gurizada estivesse cantando o Hino do Grêmio. A segunda versão é oficial: uma investigação rigorosa está sendo realizada.

Inclino-me a crer que o cassetete será o vencedor.

Rafael Corrêa

Meu colega, talentoso, e do blog Vespo.

Coletiva do MST

Na Andradas, 1270, 13º andar.
Eu vou estar lá.
Temática?
O que se segue...



MST CHEGA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PORTO ALEGRE
Trabalhadores rurais permanecem em Canoas hoje e se deslocam para a capital na quinta-feira para audiência pública sobre reforma agrária

A Marcha por Reforma Agrária chega na capital. Os trabalhadores rurais participarão de uma audiência pública no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, às 13 horas, para tratar da política de assentamentos no estado. Há oito meses, o INCRA assinou um Termo de Ajuste de Conduta no Ministério Público Federal, comprometendo-se em assentar mil famílias até abril deste ano e outras mil famílias até o final do ano. Menos de 40 famílias foram assentadas no período do acordo. A Marcha por reforma agrária partiu ontem de Nova Santa Rita e permanece hoje em Canoas, na região metropolitana. Além do cumprimento do acordo, os trabalhadores rurais protestam contra a criminalização dos movimentos sociais e contra os altos preços dos alimentos. “O Trabalhador na cidade está pagando mais caro pela comida porque as terras estão sendo utilizadas para plantar mais eucalipto e mais soja para combustível, diminuindo os alimentos”, afirma Ana dos Santos, da Coordenação Estadual. “Com a reforma agrária, podemos gerar mais emprego e produzir mais alimentos, como os assentamentos da região de Porto Alegre que produzem 2 milhões de toneladas de arroz ecológico”.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Nada com nada

Quando eu digo que "eles" não dizem nada com nada, aqui está a prova.
E é também incrível a parceria com os jornalistas corporativos dos grandes veículos aqui do estado - como que se dá isso? Por quê? Mais margem para interpretações...
Ninguém quer esclarecer nada!
Há esta notícia, que vou reproduzir na íntegra, sobre a apresentação de parecer da prefeitura sobre a arena Tricolor.
Seria mais um bom momento para informar, certo? Errado!
Vê se a pergunta que surge ao final da leitura não é: "Tá, e daí?!"...


Prefeitura apresenta parecer sobre Arena do Grêmio
Documentação do consórcio TBZ-OAS chega na próxima semana

Durante uma reunião na tarde desta segunda-feira, foi apresentado um parecer das diretrizes organizadas pela prefeitura a respeito da área onde será construída a Arena no bairro Humaitá e os futuros empreendimentos da área atual do Estádio Olímpico. Com isto, mais um importante passo foi dado no projeto para a construção do novo estádio do clube.

A partir do que foi dito pela prefeitura, serão realizados alguns ajustes para a concretização do projeto. Está previsto para a próxima semana a apresentação do parecer final das secretarias municipais de planejamento e gestão, além da documentação do consórcio TBZ-OAS.

Participaram da reunião o vice-presidente Eduardo Antonini, representantes do consórcio TBZ-OAS, o diretor executivo de planejamento do Grêmio, Cristiano Koehler, o secretário municipal de planejamento, Ricardo Gothe, o secretário municipal de gestão, Clóvis Magalhães, o conselheiro do Grêmio, José Fortunati, além de assessores da Secretaria de Planejamento do município de Porto Alegre.

Segundo o secretário municipal de planejamento, Ricardo Gothe, o projeto do novo estádio gremista é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Gothe também salientou que o empreendimento deve ser visto como um impulsionador da economia, gerador de empregos e revitalizador da área do bairro Humaitá.


link da matéria no clic prbs: http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2059164.htm&subTab=00065&uf=1&local=1&l=&template=§ion=noticias

É só retórica vazia apresentada.
Qual é, afinal, o parecer da prefeitura sobre a construção naquela região?
Ali é uma área alagadiça, planejada como contenção de enchentes - a BR ao lado é um dique!
Ou melhor, aquela área é um pôlder*, segundo o próprio DEP indica (clique na imagem para ampliar em outra janela).


Mas afinal, que tipo de obras serão necessárias para manter o sistema de drenagem da cidade?
Qual o investimento público?
Ou não é necessário este tipo de discussão com a prefeitura em "mais um importante passo dado no projeto para a construção do novo estádio do clube"?
E os pareceres do estado, do governo federal? Como vai ser a questão das BRs, dos acessos?
O BID vai investir? Quanto? Ou vai ser tudo dinheiro público?
Qual o problema de se tratar das coisas às claras...
Tá complicado isso.
Esta é uma megaobra para a cidade e para o clube. Envolve milhares de pessoas que moram no entorno e que vivem se deslocando pela região.
É de interesse público, e as informações que chegam são em notinhas vazias e em opiniões fanfarronas pelas freqüências das rádios AM da cidade.
A mídia não está cumprindo o seu papel jornalístico e a direção do Grêmio parece também não fazer força para esclarecer os pontos-chave do processo.
Sugiro que seja criado um hotsite sobre o projeto. Com grande destaque na capa do Portal do Grêmio.
Poderia se colocar neste tudo - mas tudo mesmo! - sobre a construção do novo estádio.
Colocar os percentuais detalhados, tempo de concessão, o que será concedido, o que será do clube, o que será dos investidores, quanto vai sair tudo, quem vai construir, qual o papel da Grêmio Empreendimentos, o estatuto da Grêmio Empreendimentos, como vai funcionar a Grêmio Empreendimentos, até quando vai existir a Grêmio Empreendimentos, como se dará a transferência/compra/venda de patrimônio do clube, como vai ficar o patrimônio do clube, a questão dos sócios remidos, dos outros sócios, a capacidade do novo estádio, qual o plano para os valores dos ingressos, das mensalidades de sócios, quais modalidades de sócios permanecerão, quais novas serão criadas, a questão do centro de treinamentos, como será o acesso ao local, que obras serão feitas, o que pensa real e detalhadamente a prefeitura, o estado, a união e a empresa que tem concessão da BR-290, como vai ficar a vila ali do lado, quais os projetos de urbanização, quais os projetos de transporte público, serão feitos terminais, quais linhas de ônibus podem atender o local, quantas vagas em estacionamento, como ficará o acesso das pessoas portadoras de deficiência, o que é regime "turn key", onde esse tipo de coisa já aconteceu e quais garantias, colocar se as empresas envolvidas já participaram nesse sentido, se estão envolvidas na construção de outros estádios no Brasil para a Copa de 2014 e por aí vai.
E não somente aquele material pífio que se encontra no site do clube.
Isso não ajudaria a tudo e a todos?!
Desculpem os nossos diretores, mas não realizar este tipo de esclarecimentos de maneira oficial e utilizando os veículos oficiais do clube dá muuuuuuita margem para interpretações...
Ou é incompetência mesmo.

*pôlder
[Do hol. polder.]
Substantivo masculino
1.Planície que, inundada ou sujeita a inundação pelo mar ou rios, é protegida por diques e dessecada continuamente com o fim de torná-la utilizável na agricultura e/ou na habitação. [Grande parte do território da Holanda é constituído de pôlderes. Pl.: pôlderes.]

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cruzeiro, Paulo Sérgio, renda e Léo

Incrível, mas vencer o Cruzeiro, mesmo no Olímpico, é façanha.
Os mineiros talvez sejam a maior touca do Grêmio, tendo vencido 23 jogos em 47 disputados, se não me engano.
Mais façanha ainda, então, é ganhar com gol do Paulo Sérgio.
E mais ainda é com ele jogando bem.
Sábado, o Tricolor jogou a sua melhor partida no Brasileirão.
Melhor do que a vitória contra o São Paulo no Morumbi.
O resultado é que foi péssimo, porque é o mirrado 1 a 0 que vai para a estatística. Era para ter sido 5...
Mas chamou a atenção uma certa "força" que alguns setores da imprensa andam fazendo ultimamente. Incrível como os opinistas estão se rebelando contra a torcida do Tricolor, empurrando goela abaixo seus conceitos futebolísticos de que Celso Roth é, sim, um excelente treinador e que Paulo Sérgio é o melhor lateral do mundo...
Conhecendo o "jornalismo" gaudério, diria que se alguém suspeitasse de que há algo de podre por detrás dos microfones eu não o chamaria de louco.
Só que confesso que ainda não entendi essa tática de confronto com a opinião da torcida.
Espero sinceramente que Paulo Sérgio e Celso Roth continuem uma escalada de sucesso, que vençam todos os seus jogos e que a gente possa gritar "é campeão!" no final do ano os colocando sobre os ombros.
Mas, hoje, no dia 21 de julho de 2008, por mais que esses papagaios da latinha bradem, continuo achando o nosso técnico fraco e o Paulo Sérgio medíocre.
Mas, se o Grêmio continuar apresentando um processo evolutivo dentro de campo, não terei problema algum em mudar minha opinião e aceitar dizer que Roth virou um bom treinador. Mas, até o momento, repito, continuo com a minha idéia de que estamos em 2º apesar do Roth.

Outras coisas também surgem à medida que o ano vai transcorrendo, o tempo apertando e os processos decisórios do clube se aproximando, e algumas perguntas cabem ser feitas.
No sábado, a arrecadação foi de mais de R$ 500 mil reais brutos. O Grêmio já vinha com esta média nos 6 jogos anteriores (524 mil, mais precisamente - clique aqui).
Isso dá R$ 3,7 milhões de reais em, o quê? 3 meses?
Mais de 1 milhão de reais por mês somente em bilheteria.
Pelos borderôs, depois de despesas e descontos, sobram líquidos cerca de 75% pro clube.
Ou seja, dá algo em torno de 750 mil mensais ao mês, é isso?
Se o Tricolor tiver uma folha de pagamento de R$ 1,5 milhão ao mês, somente com as bilheterias dos jogos paga-se 50% dessa folha!
E ainda há receita de televisão, receita com as pubilicadades nos jogos, etc.
Sem falar, também, no caminhão de Euros que entrou nos últimos dois anos nos cofres Tricolores. Até o Roanldinho Gaúcho vai nos render agora 900 mil Euros (2,5 milhões de reais)!
Tá, o clube está endividado, mas esse tipo de arrecadação não nos permite segurar, por exemplo, o Léo até o final do ano?
Estão falando em vendê-lo por 3 milhões de Euros.
Pergunto: mas por quê?!
Tem sentido vender agora uma "mercadoria" que vai valer muito mais em 6 meses?!
Ou a direção não conta com o sucesso do time até o final do campeonato?
Só sei que esse tipo de coisa abre caminho pra uma série de especulações.
Ainda mais que existem claramente relações intrínsecas de dirigentes de futebol (e necessariamente não falo que seriam os do Grêmio) com escritórios de agenciadores e empresários de jogadores.
No Brasil, diria, isso dá $amba fácil-fácil...
Sem falar que há uma eleição no meio do caminho.
Uma possível mudança.
Gente que vai sair e gente que vai entrar.
E nada, aparentemente, justifica a venda de Léo em um momento em que o time vai bem (e uma das razões para isso é o futebol dele) e que as finanças parecem estáveis.
Ou a terra está mais do que arrasada mesmo, e a gente não está sabendo de nada...
Quer dizer, há uma série de coisas acontecendo no clube e tudo dá margem para interpretação. E a direção está impregnada de pessoas que não explicam absolutamente nada.
Quando falam, somente enrolam, não dizem nada com nada e tapam nossos ouvidos com retórica vazia, com discursismo de transparência e tal.
Esclarecer mesmo que é bom, nada.
Este é um tipo de gente que eu gostaria de ver fora do Grêmio de uma vez por todas.
São políticos. Pessoas com projetos pessoais.
Cresceram no cenário público parasitando o Tricolor.
O que fez o senhor Paulo Odone para a sociedade se não simplesmente presidir o Grêmio?
Ah, tá. Ele foi um dos caras que ajudou o projeto da meia-entrada...
E, aí? Beleza!
É, está mais do que na hora de sacá-los.
Estou sócio em dia, com mais de 2 anos e vou votar.

JAMAIS NOS MATARÃO!!!

Ah, e por favor!
Parem com essa piada que é a história do Rafael Sobis...
O cara é morango declarado e nem é tão bom assim.
Tem gente que não tem noção do ridículo mesmo.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Capitalismo de desastre: Estado de extorsão

do RS Urgente

Em seu livro, Doutrina do Choque: a ascensão do capitalismo de desastre, Naomi Klein argumenta que o método preferido para reformar o mundo de acordo com os interesses do grande capital é o de explorar sistematicamente o estado de medo e desorientação que acompanha a população em momentos de choque e crise. Agora que o mundo está sendo sacudido por múltiplos choques, escreve, é um bom momento para ver como os capitalistas do desastre têm estado ocupados. Naomi Klein cita o caso do Iraque:

“Invadir países para apoderar-se de seus recursos naturais é ilegal, segundo a Convenção de Genebra. Isto significa que a gigantesca tarefa de reconstruir a infra-estrutura do Iraque — incluindo sua infra-estrutura petrolífera— é responsabilidade financeira dos invasores. São eles que deveriam ser forçados a pagar pelos consertos. (É preciso lembrar que o regime de Saddam Hussein pagou 9 bilhões de dólares ao Kuwait como reparações pela invasão do país em 1990.) Em vez disso, o Iraque está obrigado a vender 75% de seu patrimônio nacional para pagar as contas de sua própria invasão e ocupação ilegais”.

Outro exemplo ocorre com os transgênicos. O subsecretário de Estado dos EUA, John Negroponte, disse recentemente, no mesmo discurso em que tentava vender o compromisso dos EUA para uma ajuda alimentar de emergência pediu aos países que baixassem suas “restrições à exportação e suas altas tarifas” e que eliminassem “as barreiras para o uso das inovações tecnológicas na produção animal e vegetal, incluindo a biotecnologia.” A mensagem foi clara: os países pobres devem abrir seus mercados agrícolas aos produtos norte-americanos e às suas sementes transgênicas.

Caso contrário, ficarão sem ajuda. Clique AQUI para ler mais.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Derrota no Recife

Resultados como este, de ontem, são como divisores de água em um campeonato de pontos corridos.
Eles definem as pretensões com que o time seguirá à medida que o calendário avança e o aproveitamento de pontos se estabiliza.
Ao findar dos terços do certame, já é possível tranqüilamente ver quem são as equipes que vão lutar pelo caneco, quem vai ficar no limbo e quem vai se estrebuchar até o final para não cair.
E estamos chegando ao término do primeiro terço.
Nosso Tricolor, aos trancos e barrancos, consegue permanecer na zona de classificação à Libertadores, mas teve alguns tropeços que fazem crer existir uma pequena ambição.
O principal deles, já de início, foi a permanência de um treinador que não pertence sequer ao 3º escalão dos treinadores brasileiros.
Um homem que trabalha, sim, mas que tem um entendimento muito limitado sobre futebol.
Celso Roth arma, inicialmente, equipes seguras.
Os começos de seu trabalho parecem ser sempre promissores, mas a seqüência é horrível e suas escalações parecem arremedos de idéias táticas, fazendo o time parecer literalmente perdido em campo.
Normalmente ele substitui muito mal e orienta os jogadores de maneira esdrúxula, dependendo da situação.
E foi o que ocorreu ontem, no Recife.
Um resultado que se soma ao empate com o Flamengo e à derrota para o Vasco no roll daqueles que nos tiram da jogada para alcançar o título.
Sim, pois quem for vencer este torneio não perderá pontos para os risíveis times de Vasco e Sport, mesmo fora de casa.
Aliás, irrita muito esse discurso: "Ah! Mas tá bom... É fora de casa".
Este tipo de argumento é que mantém a pequenez de nossa ambição.
É preciso criticar fortemente, sim, o resultado de ontem, quando o Grêmio se mostrava nitidamente superior e cedeu o empate se acovardando em campo, ao invés de manter a volúpia e a vontade de atacar.
Quem foi o responsável por essa postura?
Roth, é óbvio.
A minha sincera torcida é a de que o Tricolor se supere mais pra frente para balancear esses maus resultados e, quem sabe, belisque o seguidamente ajudado e não-prejudicado Flamengo.
Mas, analisando, a manutenção deste tipo de treinador nos dá um escopo muito frágil de tabela - diria que ficaríamos entre a 8ª e a 15ª colocação.
E trocá-lo agora poderia fragilizar ainda mais essa situação, visto que seria complicado "achar" um bom técnico neste momento da temporada...
Ou seja, estamos nas mãos (pés) dos jogadores.
Tomara que Orteman seja um líder e efetivamente um jogador inteligente, que, junto a Tcheco, possa tocar as coisas dentro das quatro linhas com a maior independência possível - resta aí a minha esperança.
Tomara que Souza jogue pela ala direita, bancando um dos piores jogadores do nosso plantel definitivamente.
Tomara...
Ontem, Roth deixou escapar o resultado pelo ralo.
Fez de tudo para tomar gol, foi nítido.
No duelo de dois dos piores treinadores do Brasil, reinou absoluto.
Nelsinho agradece.

Venezuela investe milhões de dólares em cinema para 'atacar' Hollywood

Informações que me foram enviadas pelo meu camarada Jefferson


O governo venezuelano investiu nos últimos dois anos mais de US$ 40 milhões em produção cinematográfica, em uma tentativa de competir com a poderosa indústria de Hollywood e recuperar, assim, a "soberania audiovisual". O objetivo é "diversificar, já que a cultura imperialista tem uma visão monopolista da distribuição, que faz com que Hollywood desembarque na Venezuela com cem cópias de seus filmes para 300 salas que existem no país", explica Lorena Almarza, diretora da Villa del Cine.

— Durante anos, mais de 80% do cinema que se via na Venezuela vinha de Hollywood — acrescentou Lorena, durante uma visita às instalações do centro dirigido por ela.

A Villa del Cine funciona há dois anos e é regida pelas premissas "luzes, câmara e revolução", e pelo pedido do presidente Hugo Chávez para enfrentar a "ditadura de Hollywood". Para isso, diz Almarza, é necessário "mudar as referências culturais para que os venezuelanos aprendam a amar seu cinema". A diretora da Villa del Cine reconhece que "se trata de um processo a longo prazo".

Desde sua criação, o centro realizou 553 produções, entre longas-metragens, curtas e documentários, explicou Lorena, sem especificar o grau de difusão das mesmas tanto dentro como fora do país. No entanto, destacou que nos últimos 24 meses os títulos venezuelanos presentes nas salas de cinema do país foram mais do que duplicados, passando de 11 para 25, mais da metade deles produzidos pelo organismo dirigido por ela.

A diretora não pôde oferecer dados sobre a bilheteria das produções venezuelanas, mas disse que a primeira superprodução, Miranda Regresa, foi vista por 200 mil pessoas. A Villa del Cine, localizada nos arredores de Caracas, já foi visitada por vários atores americanos, como Sean Penn, Tim Robbins, Danny Glover e Kevin Spacey, que em geral elogiaram o trabalho realizado no local.

A diretora afirmou que os atores americanos que visitaram a Villa o fizeram "por seu interesse pelo processo bolivariano". Penn se interessou pela infra-estrutura e a quantidade de gente jovem que trabalha na Villa. Spacey afirmou que seria estupendo que em todo lugar do mundo houvesse uma Villa del Cine, e Robbins buscava cenários desérticos para sua próxima produção, relatou Lorena.

A relação com Glover vai além, já que o governo alocou uma verba adicional de 38 milhões de bolívares (US$ 17,83 milhões) ao orçamento da Villa para a filmagem de um filme que será dirigido por esse ator sobre o líder independentista haitiano François-Dominique Toussaint (1743-1803). Lorena explicou que o financiamento do filme de Glover está de acordo com a intenção do governo de "recuperar a memória histórica", e confirmou que as filmagens ainda não começaram, à espera da seleção dos atores protagonistas do ambicioso projeto.

O financiamento governamental ao filme de Glover foi muito criticado por associações de produtores e autores cinematográficos venezuelanos, que alegaram que a quantidade concedida ao ator americano equivaleria a tudo o que foi recebido pelos organismos cinematográficos não-governamentais do país em cinco anos. Lorena assegurou que é "provável" que antes do final do ano cheguem ao país "outras duas visitas importantes", convocadas também por sua "consciência política".

Líderes nacionais
A Villa produziu longas-metragens sobre líderes independentistas nacionais, como Francisco de Miranda (1750-1816) e Ezequiel Zamora (1817-1860), além de documentários sobre a importância do petróleo e dos desaparecimentos por motivos sociais e políticos. Tudo isso graças a um investimento de 90 milhões de bolívares (cerca de US$ 42 milhões), em instalações que contam com os últimos avanços tecnológicos, dois estúdios de filmagem de 420 metros quadrados, áreas administrativas e de pós-produção, e equipamentos de câmera, iluminação, áudio e vídeo.

— Percebemos que seria maravilhoso para nós que a cultura também fosse considerada uma área de investimento — relatou Lorena, que explica que em virtude da Lei do Cinema aprovada em 2005 se conseguiu "garantir que nos espaços de exibição sempre haja produção venezuelana".

Lorena defendeu que na Villa del Cine também são produzidos títulos independentes, fruto de "concursos de idéias".

da redação de ZH

Calendário de atividades do movimento social e sindical gaúcho no próximo período:

Dia 21 de julho – Audiência pública sobre a redução da Faixa de Fronteiras.
Convocado pelo Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente irá discutir os projetos de lei em tramitação no Congresso para favorecer a instalação ilegal das empresas papeleiras em nosso estado. Será no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9h.

Dia 28 de julho – Seminário e Ato contra a Violência de Estado e criminalização dos Movimentos Sociais. Com a presença de César Brito, Presidente da OAB, e Dom Tomás Balduíno, Bispo emérito de Goiás e Coordenador da Comissão Pastoral da Terra. Com local a confirmar. A partir das 10h.

Dia 29 de julho – Caravana de entidades e movimentos para acompanhar a audiência que indicia 8 trabalhadores na Lei de Segurança Nacional em Carazinho.

Dia 28 de agosto – Marcha dos Sem, contra a corrupção e a criminalização dos movimentos sociais.

Dia 7 de Setembro – Grito dos Excluídos.

Mais uma vez agradecemos a solidariedade e contamos com a participação de todos e todas na construção deste próximo período de lutas,

Um forte abraço,
Coordenação Estadual MST RS.

terça-feira, 15 de julho de 2008

O santo nome em vão...

Que tipo de pessoa fala uma coisa dessas de si mesmo???
"...Não tem base.... Já é usar o santo nome em vão."
Mas põe egolatria nisso...
Pois, sim!
O cara que vendeu o Estado a preço de banana e que facilitou pros amiguinhos aquele troco amigo se compara a nada mais nada menos que... Deus!
Azá petulância, ó estadodemocráticodedireitodosfilhinhosdepapaiquetomamcevanosbotecosdalowcityeodeiamcomunistasdeverdadeporquequeriasercomoelesmasnãoconseguem...

Leia a entrevista do farol FHC no Terra Magazine, que, aliás, pelas mãos de Bob Fernandes, ex-editor da revista Carta Capital, tem feito uma puta cobertura dos escândalos do orelhudo Dantas e cia.
- FHC: Caso Dantas é batalha pelo controle do Estado

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Contra o Estado Pseudo-Democrático de Direita!

Recebi do Eugênio por e-mail e vou assinar:


Já está no ar a petição, pedindo o impedimento do Min. Gilmar Mendes. É o mínimo que se pode fazer, em tempos nos quais meia dúzia de gatos pingados vão para a rua se manifestar.

Não leva um minuto. Entre, preencha três dados, envie e confirme:
http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?w267x65

Ainda que não chegue a um milhão de assinaturas para poder ter validade como ação civil pública, poderá repercutir do STF.

Para entender o problema, o Judiciário se divide em 3 instâncias.
Uma ação judicial só chega no Supremo Tribunal Federal, quando passa pelas instâncias anteriores.
É aquilo que se conhece por recursos.
A gravidade do habeas corpus dado por Gilmar Mendes não é apenas porque liberou o acusado Daniel Dantas.
O problema está em que a própria hierarquia foi escandalosamente atropelada, de forma inédita na história do judiciário brasileiro.
(http://nev.incubadora.fapesp.br/portal/segurancajustica/judiciario)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Estado Democrático de Direito uma ova!

Sempre que algum espertalhão vier com essa balela de "Estado Democrático de Direito" em qualquer conversa, desconsidere.
Isso é puro papo-furado pra boi dormir.
E o mais interessante é que sempre aparece essa expressão nas acaloradas conversas de mesa de bar, quando o cara está defendendo movimento social e sentando a ripa nos barões da mais-valia, vem um carinha com essa de que "é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito"...
O Lassiê, inclusive, diz muito isso no Conversas Fiadas.
Putaqueopariu!
Nunca me prestei a entender exatamente o que isso significava realmente, mas agora eu sei: é o status quo!
Sim, porque aqui no Brasil, lei é só pra pobre e pra quem ousa se rebelar.
Daí, a batuta dos hômi da capa-preta é rapidinha e funciona. Até de madrugada.
O amigão Gilmar Mendes fez isso.
Correu na calada da noite atrás de um juiz paulista pra liberar a tampa do ralo da república na primeira prisão.
Agora, rasga a constituição na cara-de-pau e solta o cara de novo...
Tudo para manter intacto o tal de "Estado Democrático de Direito".
Pra manter as coisas todas eternas enquanto durem...

Leia no Terra Magazine:
- Dantas: "Vou contar tudo! Detonar!"

E no Terra:
- STF manda soltar novamente Daniel Dantas

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dantas preso, de novo

Para driblar a defensiva da direita, PF prende de novo Dantas.
Pra soltar ele, agora, o amigão e presidente do STF, Gilmar Mendes, teria que avacalhar de vez com as leis e regras jurídicas da nação.
O buraco, então, ficou mais lá embaixo...
Pobre parceria do Britto e cia, vai ter que ver o sol nascer quadrado, este espécime exemplar dos chamados "homes de bem".
E quando será que cai a casa de vez da banda podre Tricolor? Bem que a PF poderia dar uma olhadinha pras bandas da Azenha...

Leia clicando aqui, no Terra Magazine, o porquê dessa história.
Quinta, 10 de julho de 2008, 18h07 - Atualizada às 19h01
Com prisão preventiva, um xeque-mate em Dantas

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Rio Grande do Sul - Brasil

Não existe mais música para escutar, não existe mais jornalismo para informar,não existe mais lei para proteger, não existe mais escolas para educar.Nem silêncio tranquiliza mais. É mulher e homem assustado com o cacetete da polícia. Essa polícia da elite, do capital, do bem privado (ao pobre). Mataram a cultura e povo aculturado é povo escravizado. E os escravos estão lutando nas ruas. Escravos brigadiano(a)s rasos, trabalhadore(a)s rurais, trabalhadore(a)s desempregado(a)s, índigenas, professore(a)s, operário(a)s, artistas e estudantes. Que baita liberdade vivemos, que grande democracia!





1ª e 2ª imagem da Agência Subverta!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Roll de patetices

Já entendi.
Não é mau-caratismo (até que se prove o contrário).
É patetice mesmo.
Incrível a quantidade de erros cometidos e as especulações absurdas que surgem na imprensa.
Dá para fazer uma lista imensa!

- saída do Roger
- não-utilização do Tcheco, quando TODOS os clubes que fizeram o mesmo tipo de transação já estão com seus jogadores com condições de jogo
- contratação do Paulo Sérgio
- utilização do Paulo Sérgio
- Julio dos Santos
- especulação do Gilberto
- especulação do Rochemback
- especulação do Sóbis
- especulação do Carini
- especulação do D'Alessandro
- novela Souza
- novela Diego Souza
- pé na bunda do Sandro Goiano
- pé na bunda do Mancini
- contratação do Celso Roth
- manutenção do Celso Roth
- departamento de marketing (ahahahahahahahah!)
- já mencionei o Paulo Sérgio?
...

E por aí vai.
Agora, alguém pode vir aqui e dizer que isso tudo não passa de desvio de foco e manobra diversionista para distrair as atenções sobre questões mais importantes...
Política interna e externa e Arena?!
Bom, daí a tese dos patetas cai por terra e volta a do desvio de caráter...

Tá vergonhosa a coisa!

Respostas a comentários...

Amigos Hélio e Rica!
Infelizmente não há como me dedicar como gostaria ao blog. Vocês sabem que é barra e também devem pensar a mesma coisa.
Fazer o Ranking Alma me demanda praticamente a manhã inteira das segundas-feiras. Quero retomar muito isso e outras coisas que pensei para o Alma, mas é muito difícil com o volume de trabalho que às vezes nos acomete aqui na Catarse.
Inclusive imaginei que aquele ranking não prestava mesmo..., mas fico muito feliz que os amigos sentem falta! Vou dar um jeito.

E, luiza, minha opinião é a de que não houve "libertação", mas compra. A Ingrid estava seqüestrada, sim, mas nem de perto a ameaça a sua vida passava pelas mãos das FARC. Há tempos os familiares dela vinham a público e temiam uma ação do governo Uribe, que matava reféns juntamente com os guerrilheiros na maior - depois culpavam a guerrilha e outros fatores "externos". Nos bastidores se sabia muito bem o que pensava o governo da Colômbia: "de que maneira podemos ganhar com isso?".
Bom, não fosse a presença constante do governo francês nas negociações e de alguns outros países europeus e do recuo da Venezuela, aposto que o combo USA-Colômbia mataria Ingrid, colocaria a culpa na intervenção de Hugo Chávez e capitalizaria em cima da tragédia...
Uma pena, mas a história prova que esse tipo de maniqueísmo existe e vem sempre de um mesmo lado: da direita.

Abraços!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Erotização precoce



via Dialógico

Só para não esquecer que vivemos uma DITADURA



"A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul é uma instituição construída segundo as regras clássicas da falsidade e da demagogia. Os políticos que lá trabalham, não o fazem pelo povo, fazem pelas vantagens da demagogia. O demagogo tem por premissa adaptar-se ao que o outro espera, em vez de assmumir a sua própria realidade.

Mas, lá dentro, no Plenarinho, no dia 24 de junho, ouvimos a dor da verdade numa leitura de emoção da liderança do MTD Eliane de Moura Martins. Um denúncia coletiva de diversos movimentos sociais gaúchos. Ao escutar Eliane, a força de sua expressão, o olhar que não se omite por interesses demagógicos de assumir a própria realidade, registramos um momento da dolorosa história que temos a tristeza de viver, mas que o povo organizado se mantém lutando, ao lado da verdade, em favor da vida acima do lucro".

Da Agência Subverta!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Roger foi-se ao Qatar...

E agora?
Como fica o meio?!
Rodrigo Mendes? Não.
Tcheco? Não.
Jonas? Nããããão!
Já sei!
Júlio dos Santos...
Poutz!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Foi tudo uma campanha difamatória de mídia contra o MST

Está circulando um esclarecimento dado pelo Ministério Público gaúcho acerca daquilo que se expunha como uma decisão de juristas no indicativo de dissolver e tornar ilegal o Movimento dos Tabalhadores Rurais Sem Terra.
Aquilo que era um claro atentado às liberdades civis e à Constituição Federal.

O RS Urgente publicou a resposta da procuradoria do MP (que também recebemos aqui na Catarse):


Diante das várias manifestações de protesto encaminhadas ao Ministério Público Estadual contra o processo de criminalização do MST, o Procurador-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, elaborou uma resposta padrão desmentindo a intenção da instituição de dissolver o movimento. Na carta, Mauro Renner informa que a ata do Conselho do Ministério Público, que falava na hipótese da dissolução, já foi retificada. Ele afirma:

“O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul não ingressou nem pretende ingressar com ação judicial para obter a dissolução do MST. Creio que a manifestação institucional anexada, por mim subscrita, não deixa dúvidas acerca da posição desta Instituição (a favor da Constituição)”.

”Talvez a origem do mal-entendido esteja na Ata de 03/12/07, do Conselho Superior do Ministério Público – documento que já foi retificado em abril de 2008, justamente para excluir hipótese de dissolução do MST, e que ainda ontem foi substituída pela nova ata em anexo, diante de erros materiais na forma da anterior, consistente em transcrição de manifestação individual de Conselheiro que, ao contrário do que constou, foi desacolhida”.


A manifestação institucional referida pelo procurador é o artigo “O Ministério Público é a favor da Constituição”, publicado nesta quarta-feira, no jornal Zero Hora. No artigo, entre outras coisas, Mauro Renner afirma que o Ministério Público é a favor da Reforma Agrária e da função social da propriedade. Além disso, garante que o MP “em nenhum momento postulou a extinção ou a ilegalidade do MST, respeitadas a independência funcional e a liberdade de consciência de seus membros”.


Diante do exposto, algumas questões são pertinentes e as encaminhamos, inclusive, de volta, como resposta, ao procurador:


OLá!

A Cooperativa Catarse - Coletivo de Comunicação recebeu e-mail de esclarecimento intitulado "O Ministério Público e o MST", assinado pelo procurador-geral Mauro Henrique Renner.

Com algumas dúvidas ainda a serem esclarecidas, encaminhamos as seguintes perguntas ao procurador-geral, aguardando suas respostas o quanto antes:

1- Que medidas contra o MST foram adotadas durante esses cinco meses em que a determinação do MP era para dissolução do Movimento? Que aspectos concretos foram formulados?
2- Quê procedimentos foram cancelados em função da retificação do termo "dissolução", em abril de 2008, cinco (05) meses após a aprovação?
3- Por quê, mesmo assim, o mesmo Conselho aprovou e instaurou o Procedimento Administrativo nº 16315-0900/07-9 com resultados de trabalhos de inteligência, relatórios e expedientes de ações todas fundamentadas num claro sentido de dissolução do movimento?
4- Como podem os Promotores de Justiça Luís Felipe de Aguiar Tesheiner e Benhur Biancon Junior formularem ações judiciais e extrajudiciais com base em determinações que haviam sido retificadas? Como pode o promotor Gilberto Thums ter dado inúmeras entrevistas garantindo as ações para dissolução? Eles não sabiam da retificação?
5- O quê, então, significou concretamente o MP ter retificado sua posição cinco meses depois de tomá-la?

Aguardamos respostas.

Obrigado pela atenção.

André de Oliveira, Jefferson Pinheiro e Gustavo Türck
repórteres da Cooperativa Catarse - Coletivo de Comunicação


Até o momento não recebemos retorno...

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Casa nova, salário novo!

Tia Yoda quer 143% de aumento.
Do RS Urgente:


Yeda pede aumento salarial de 143% para si mesma e prega “maior debate ético”

A decisão da governadora Yeda Crusius (PSDB) de aumentar o próprio salário, de R$ 7,1 mil para R$ 17.347,14 (um reajuste de 143%) caiu como uma bomba entre os servidores públicos do Estado que reivindicam reajuste salarial. Se é verdade que os salários do chefe do Executivo e dos secretários estão defasados, comparativamente ao que ganham deputados e juízes, é mais verdade ainda que os salários de amplos setores do funcionalismo público merecem a mesma avaliação. Além de defender o aumento de seu salário, que terá que ser aprovado pela Assembléia Legislativa (maioria simples), a governadora anunciou a instalação de um “maior debate ético” dentro do governo para “evitar crises”. Yeda avalia que o pior da crise provocada pelas denúncias de corrupção já passou e sente-se à vontade para defender para si o que nega para o funcionalismo.

E para a OSPA, governadora, não sai um dinheirinho???



terça-feira, 1 de julho de 2008


Salve a arte do Latuff, mas é uma pena ainda ter que postar mensagens como esta quando o MST tem muito mais a oferecer: produção de comida, preservação do meio ambiente, consciência política e de comunidade.
Não custa nada conhecer.