quarta-feira, 3 de março de 2010

Hospital de Clínicas age rápido com 12 anos de atraso


Divulgamos a situação de Marcelo, relatada no site da Catarse e abaixo, para a ouvidoria do Hospital de Clínicas no dia primeiro de março. Ontem, por volta das 10h, recebemos ligação da Vera, em nome da ouvidoria, comunicando que o menino será atendido dia 09/03, terça que vem. Ela já havia ligado para Júlio, pai do garoto, para informá-lo.

O Clínicas age rapidamente com 12 anos de atraso. Espera-se que, agora, Marcelo consiga fazer a sua cirurgia para poder caminhar.

Confira abaixo a matéria de Jefferson Pinheiro e Thaís Fernandes.

Menino espera há 12 anos por cirurgia para andar

Marcelo Gonçalves dos Reis tem 14 anos. Desde os 02 de idade espera por uma cirurgia para tentar caminhar. A família, que mora na Vila Dique, em Porto Alegre, há 12 anos percorre os serviços públicos de saúde com a esperança de que o menino consiga fazer a intervenção cirúrgica. Sempre ouviu dos médicos que a fila é grande e não há outra coisa a fazer que não seja esperar. Enquanto o tempo passa, a possibilidade de Marcelo voltar a andar vai diminuindo, com a contração dos nervos das pernas.

Depois de mais de uma década lutando para ter seu direito constitucional atendido, de receber o tratamento adequado para sua reabilitação, em 2010 Marcelo finalmente teve a cirurgia agendada para o dia 18 de janeiro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi adiada. Remarcada para o dia 01 de fevereiro, depois de Marcelo ficar um dia inteiro esperando no próprio hospital, foi outra vez cancelada, sem nova data para acontecer.

Os pais do menino não perdem a esperança de que o filho ainda consiga fazer a cirurgia e se recuperar. Marcelo sonha com esse dia. Mas para isso, dependem de que o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus funcionários resolvam cumprir com a parte que lhes cabe.

Assista ao vídeo produzido pelo Coletivo Catarse com Marcelo e sua família:

Nenhum comentário: