quarta-feira, 11 de março de 2009

Nada nasce embaixo dos eucaliptos...

Indispensável a leitura do Celeuma, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Duas espécies prosperam nas plantações de eucaliptos: as formigas e as caturritas.

Gelso Job disse...

E depois que saem os eucaliptos ficam os tocos para a eternidade.

Anônimo disse...

Olha a desinformação aí gente.

Me digam em qual plantação comercial nasce outra coisa por baixo. Na lavoura de soja tem soja, na de arroz, arroz, na horta do assentamento, os produtos plantados.
Querem subbosque, procurem uma mata nativa. No plantio comercial de eucaliptos, o que tem é eucaliptos.

leiam esta:

Rádio ONU

Destruição de florestas leva a mudanças climáticas

Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU


Um relatório das Nações Unidas sugere que a área de florestas plantadas no mundo deve aumentar em um terço nos próximos 20 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, atualmente, mais de 65% da produção de madeira global são gerados por florestas plantadas. O número equivale a 1,2 bilhão de metros cúbicos.

Mudanças Climáticas

A atividade é ainda uma forma de preservar o meio ambiente, uma vez que a destruição de florestas naturais levaria a mais desmatamento e às mudanças climáticas. O especialista da FAO, Roberto Mercado, falou à Rádio ONU, de Roma, sobre algumas das vantagens deste tipo de exploração.

"As florestas plantadas no processo fotossintético produzem mais oxigênio no processo de crescimento que florestas muito velhas como a Amazônica ou a Floresta da África Equatorial. O que não faz sentido é destruir florestas nativas para plantar de novo. No caso do Brasil, é permitido que grande parte dos produtos florestais venha de florestas plantadas e não naturais.

Mercado disse ainda que a FAO recomenda sempre a plantação. "O que a FAO recomenda é que se você corta tem que plantar. Se você corta uma árvore o ideal é que você corte duas. Isso é o que a FAO recomenda. Lamentávelmente nem todos fazem", disse.

Produtos Mais Comercializados

De acordo com o estudo da FAO, as florestas plantadas absorvem até 1,5 gigatonelada de carbono todos os anos, o que equivale ao nível atual de desmatamento. O relatório é resultado de pesquisas em 61 países que representam 95% de todas as florestas plantadas do mundo. Entre os produtos florestais mais comercializados estão compensado e papel.

Zémané