quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hélio Paz mata a cobra e mostra o pau na questão "Arena do Grêmio"

Quer saber detalhadamente a opinião deste blog para com este projeto da Arena?
Aqui vai:

"(...)Ninguém vai deixar de ser gremista ou de ficar maravilhado caso tudo dê certo. Particularmente, não é o lugar (Humaitá ou Azenha) nem se será um estádio construído do zero (Arena) ou reformado com bastante critério (Novo Olímpico) o que está em jogo mas, sim, a AUTONOMIA e o PATRIMÔNIO do Grêmio.(...)

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense não é uma empresa S.A. nem Ltda. Legalmente sua razão social indica que – pelo menos no papel – não tem fins lucrativos. Logo, possui alguns privilégios fiscais. Dentre eles, o clube é isento do pagamento de IPTU em Porto Alegre (não sei se em Eldorado do Sul também seja isento – acredito que sim).

Isso posto, hoje temos a Grêmio Empreendimentos S.A. com uma representatividade mínima dentro do corpo de administração da Arena. Trocando em miúdos, se a OAS terá três assentos e a Grêmio Empreendimentos S.A. terá dois, apesar de ser uma diferença mínima, isso significa MUITO: se toda decisão acabar em 3×2 para a OAS, o Grêmio não terá direito a eleger nem o porteiro da “arquibancada inferior” da Arena!

Independentemente da temporalidade da discussão, sua importância é, sim, extremamente relevante. Definitivamente, não é jogar contra o Grêmio tentar reverter uma decisão atabalhoada do CD. Atabalhoada, sim. Querem exemplos? Informações de dentro do CD indicam que:

1) A criação da Grêmio Empreendimentos S.A. não estava na pauta do dia da reunião na qual o então presidente Odone a propôs;(...)
"

- se você está interessado mesmo no futuro do Grêmio, leia o texto completo clicando aqui. Há mais 8 itens elencados, num texto lúcido, sem pantonimas, e que reflete também o nosso pensamento. Parabéns, Hélio!

4 comentários:

Hélio Sassen Paz disse...

Fala, Guga!

Valeu pela referência. Na real, havia até um pouco mais a dizer. Certamente esse texto não será repercutido por causa da descrição de um tipo de relação que se estabelece entre conselheiros empresários, donos da mídia e políticos.

Mas é suficiente pra alertar os gansos de que não é preciso mentir, criminalizar e nem fazer fofoca pra revelar um lado diferente daquele que tem sido alardeado.

AH! E eu assisti ao jogo na casa de outro amigo que possui cota do fundo social herdada do pai! :)

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Algumas considerações válidas e importantes, como a respeito da composição da empresa gestora da arena (3 x 2). Outras soam mais como um apelo desesperado. Vejamos:

a) a questão do aeorporto já foi resolvida. Não haverá processo da aeronáutica, até porque para construir, é preciso de autorização estatal.

b) Argumentos como que a contrução de espigões na azenha vai deixar a cidade mais parecida com SP, que temos que pensar no meio ambiente somente pode ser tido como brincadeira. Existem outras formas de ajudar o meio ambiente. Se for bom para o gremio trocar a area do olimpico pela Arena, não vejo nehum problema. Não será a construção de prédios na azenha que irá causar mais ou menos aquecimento global. Se pensarmos assim, todas as industrias deveriam parar de funcionar, pois, invariavalmente emitem gases que poluem a atmosfera. Argumento tosco esse.

Até hoje não consegui ler nada realmente ponderado sobre a Arena, tanto a favor, quanto contra o projeto. Em todas as manifestações, sempre de conselheiros, ficam evidenciadas divergências e ódios políticos antigos. Sempre vem a tona o capítulo ISL, alguma outra discussão entre conselheiros. Isso, na minha humilde opinião, só desqualifica qualquer crítica ao projeto da Arena que deveria ser limitada as vantagens ou desvantagens de construir esse empreendimento.
Também, até agora muito se fala na reforma do olímpico, porém, não existe nada concreto, senao meras estimativas. Existe algum investidor para reformar o Monumental? Qto custaria? O Gremio iria arcar com isso sozinho? Ninguém sabe respoder a essas perguntas.

Pra mim está claro que muitos estão preocupados em perder privilégios adquiridos há anos, como os sócios remidos, por exemplo. E então, ficam procurando argumentos apocalípticos caso seja construída a Arena.
Claudio

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

O maior sonho dos gremistas vai ser realizado semana que vem: vão finalmente ver o Campeão de Tudo (até da Suruga) jogar na Segunda no Brasileiro. KKK

Anônimo disse...

Iria me manifestar, mas o Claudio falou tudo.Na verdade, todos que emitem opinião sobre a Arena, tem algum interesse. Desse jeito não se constrói nada. Lamentável!!

Joubert