quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Peñarol?

Estive de gira pela bacia do Prata.
Pela passagem por Montevideo, além de constatar o envelhecimento da cidade - aparentemente parecendo se tornar cada vez mais uma cidade fantasma -, foi possível observar in loco o perecimento do principal expoente do futebol charrua, o Peñarol.
Por mais que tenha uma imensa e apaixonada torcida e que tenha feito uma grande campanha na última temporada dos torneios urugayos, os carboneros vão de mal a pior - bom, o nível lá é inferior, com certeza, ao do Gauchão.
Ontem, perderam para o Goiás. Sábado passado, no momumento ao futebol que é o Estádio Centenário, perderam para o pequeno River Plate. Aliás, nas últimas nove partidas contra os chamados darseneros (um clube da região dos portos de Montevideo), perderam 7.
Mais do que triste pelo testemunho da extinção de um grande clube, estava feliz porque me identifico, sim, é com o Nacional, de Hugo de Leon. Então, sentado em meio aos rabugentos torcedores carboneros, me entregava à rivalidade local e regorjizava por dentro a cada pixotada - e foram muitas - do elenco amarelo e preto.
Nossa senhora quanta ruindade! O goleiro é uma piada...
Só não é maior chiste, inclusive, do que sua própria torcida, que tem como hit a música "Ilariê", - sim! - da Xuxa. Não dá, de jeito nenhum, pra respeitar.
É como aqueles que insistem em imitar os outros ou a fazer paródias dos momonas...
Por todas essas, f*-se, Peñarol. Lamento muito, mas a mi no me gustan los carboneros.
Dá-le!

Um comentário:

Rodrigo Cardia disse...

Em 2006 também assisti a um jogo do Peñarol contra esse mesmo River Plate, no Centenário. O primeiro tempo terminou 4 a 0 para o River, um vexame... No 2º tempo o Peñarol reagiu, mas mesmo assim perdeu, 4 a 2.