segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Grêmio não precisa de zagueiros não

Essa grita geral que se ouve contra a montagem da zaga Tricolor só tem uma fonte: os vermelhirrosas da imprensa. Só pode ser.
Quando um WC ou um Cabral se manifestam demais contra algum setor do nosso time é porque há o medo de que a coisa se ajeite facilmente.
Pois, se não, vejamos.
Há uma noção geral na torcida Gremista de que nossa base precisa ser não só preservada, mas investida e melhor aproveitada.
Mesmo que as paixonites pelos nossos guris às vezes sejam insanas, como nos casos de Maylson e William Magrão, por exemplo, e os ódios também, como nos casos de Fernando e Adílson.
O fato é que é necesserário, antes de mais nada, política de futebol bem fundamentada para que se dê certo equilíbrio no funcionamento das promoções de jovens talentos e nas contratações de bons jogadores - mais experientes - que venham a se somar tanto no 11 titular como no grupo como um todo, podendo até mesmo agirem como tutores da gurizada.
No nosso caso, momentaneamente, se há um setor que não necessita de contratações é exatamente a zaga. Temos 3 excelentes prospectos que já provaram em campo serem dignos de confiança e já têm em sua breve carreira currículo ou de seleção de base ou de título importante.
Mário Fernandes, Neuton e Saimon são três jóias que precisam lapidação - uns mais urgentemente que outros - e isso só se consegue jogando.
Não dá para trazer um zagueiro de fora e barrar mais o crescimento de jogadores como estes. Será um erro de cálculo que pode colocar novamente jogadores Tricolores promissores fazendo carreira em outros clubes.
E Odone parece meio desesperado ultimamente - e isso preocupa muito.
Acho que nosso presidente deve ter tomado um toque de alguém e resolveu calar a boca e agir. No entanto, contratar por contratar nunca dá certo.
Talvez este medo de não se eleger mais nem pra síndico de prédio o faça inchar o grupo e exatamente acabar com as chances de se equilibrar veteranos, jogadores maduros e jovens.
Ou, por outro lado, sabendo ele que não dando certo a merda volta pro ventilador ainda mais fedorenta, isso faça com que finalmente o clube venha a constituir política de futebol - finalmente!
Mas, será?

Sobre o grupo, sigo, então, minhas opiniões.
No gol, excelente dupla com Victor e Marcelo Grohe. Qualquer guri que venha a se juntar com eles deve estar super feliz mesmo.
Na zaga, boa composição de jogadores. Rodolfo e Rafael Marques como jogadores mais velhos, experientes, Vílson, versátil e guerreiro, e os três guris, também versáteis. Dá pra montar uma bela dupla ou trio, dependendo do esquema tático a se constituir.
Nas laterais, com o retorno de Edílson, Gabriel permanecendo, a direita é outro setor que não precisa contratar. Já na esquerda, eu iria atrás de um titular.
Na volância, com Rochemback jogando o que joga, também com grande experiência, somando-se Gilberto Silva, e este se confirmando como boa contratação, há base para os jovens Adílson e Fernando crescerem.
Nas meias, chegando Marquinhos pra fazer sombra a Douglas, quem sabe ele não volta ao nível do segundo semestre do ano passado. Lúcio joga na meia também, acho que dá pra esquecer ele na lateral. Seria interessante, neste combo, começar a aparecer mais o Pessali, pois é outro talentoso guri que já mostrou ser bom de passe dentro de campo.
No ataque, chegando Miralles e contando-se com a saúde de André Lima, talvez seja apenas necessário se ir atrás de mais um jogador de área, um cabeceador, pra que não se fique apenas com um atacante com essas características no grupo.
No mais, acho que o Grêmio precisava ir atrás de outros lugares pra fazer jogar - ou fazer dinheiro - os jogadores William Magrão, Róberson, Wesley e Mithyuê. Além de devolver Escudero, a contratação mais sem noção e equivocada deste ano (empréstimo de um ano com compra fixada em 5 milhões de dólares), e Vinícius Pacheco a seus clubes de origem.
Pode parecer, hoje, burrice, mas eu manteria Diego Clementino no clube. Acho que é um atacante agudo que pode, sim, ser útil em alguns finais de partida que teremos. E ainda duvido de Lins, mas daria mais tempo de avaliação para ele, por ainda ser um jovem.

Dá-le!

Um comentário:

Anônimo disse...

O Rodolfo vai ficar no mínimos 3 meses, provavelmente mais, parado por conta de lesão, além disso, até agora não convenceu. Fora ele só o Rafael Marques de experiente.
Na minha opinião é necessário um zagueiro xerife, sim.