sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A tal da Avenida da Legalidade

Esses dias li que vereadores propuseram acabar com a homenagem ao ditador Castelo Branco como nome de uma das principais vias de Porto Alegre. Ela passaria a se chamar Avenida da Legalidade.
Pfffffff, populismo barato.
Quer fazer coisa séria?!
Então tira o nome do filhadaputa do Duque de Caxias da rua dos poderes do Rio Grande do Sul e coloca o nome de ALAMEDA DOS LANCEIROS NEGROS.
Um bosta desses que entregou os negros escravizados que lutavam pela tal "revolução" farroupilha pra serem dizimados pelas tropas centrais é muito maior do que o também assasino Castelo Branco.
O que vem antes, antes, por favor...

6 comentários:

Rodrigo Cardia disse...

Não acho que seja "populismo" retirar uma homenagem a um ditador. Mas a tua proposta é excelente!

E se a ideia de mudar o nome da Castelo Branco já deixa os reaças de cabelos em pé, imagina fazer isso na rua dos poderes do RS...

Mas, acho mais fácil passar primeiro a mudança da Castelo Branco. Conforme falei no meu último post, ela é uma via expressa, não haveria a necessidade de alteração de cadastros de endereços etc.

Não que eu ache isso desculpa para manter certas homenagens, mas a maioria prefere a "comodidade" à justiça... Talvez, com mais gente questionando tais homenagens, se torne mais fácil trocar a denominação da Duque e de outras ruas, inclusive a Getúlio Vargas - que eu renomearia como Avenida Olga Benario.

Gelso Job disse...

Guga, na verdade foi o David Canabarro quem entregou os lanceiros para as tropas de Caxias dizimarem.
Abração!

Guga Türck disse...

Gelso, Canabarro entregou na mão, Caxias fez toda a articulação.
Procura aí pela carta que ele mandou ao poder central. Ele detalha os movimentos que os lanceiros iriam fazer, a localização e, em determinado momento diz: "poupem o sangue branco e indígena, pois estes aindo nos podem ser úteis" - algo assim...
Baita FDP!

Celso disse...

Avenida da Legalidade est'a muito bom. Quanto ao patrono do "Glorioso" Exercito Brasileiro, o assassino Luis Alves de Lima e Silva que emporcalha Porto Alegre com seu nome de matador dos nativos do RS, segue seu ofício ao Imperador dos súditos caramurus Pedro II logo depois ao Massacre de Porongos: "Posso assegurar a V. Exa. que o Coronel Teixeira Nunes foi batido no campo de combate, deixando o campo, por espaço de duas léguas, juncado de cadáveres de NEGROS".
Asquerosa figura!

Gelso Job disse...

Guga, concordo que o Caxias foi um grande FDP e não merece as milhares de homenagens que recebe Rio Grande afora (até a principal cidade do Interior), mas o Canabarro é muito mais FDP porque entregou sua própria tropa para a morte. O livro do Juremir (História Regional da Infâmia) conta muito bem isto!

Gelso Job disse...

Guga, concordo que o Canabarro é um grande FDP e não merece as diversas homenagens que recebe Rio Grande afora (até a principal cidade do interior), mas o Canabarro é ainda mais FDP porque entregou a própria tropa para a morte. O livro do Juremir (História Regional da Infâmia) conta muito bem tudo!