quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Uma história de Copa do Brasil

Até 2001, nada combinava mais com Copa do Brasil do que o Grêmio.
Depois desse ano, tropeços e mais tropeços quase que mancharam a reputação Tricolor na competição.
Mesmo assim, são 4 títulos na história, desde 1989, igualado somente pelo Cruzeiro.
Destes, o de 1994 me marcou bastante.
Um jogo pegadíssimo com o Ceará no Olímpico.
Gol no início e jogo truncado, parecido com um de Gauchão.
A gente se espremia nas arquibancadas sociais do estádio - com cerca de 70 mil pessoas (e tem gente que acha que no Olímpico cabe só 50 mil...)!
Entramos bem cedo, mais de hora antes do início da partida, e tudo já estava praticamente lotado.
Tensão no ar, gritos de torcida, ansiedade.
O início do jogo se aproximava e se aceleravam os batimentos.
O time entrou em campo e o coração véio disparou!
O jogo começa e o Grêmio vai com tudo pra cima.
3 escanteios seguidos e a bola enxotada para a linha de fundo novamente.
No quarto, Carlos Miguel preciosamente coloca a bola no primeiro pau, Nildo se antecipa e coloca pra dentro.
Gol! Explosão total e... PUM!
Cai um senhor durinho ao meu lado.
Apagado, desacordado, morto(?).
Pavor total.
No meio daquela gente pulando de alegria, eufórica, ninguém vê isso acontecer, a não ser eu e o meu vizinho, que imediatamente o levantou do chão e deitou-o sobre os bancos das sociais.
Ninguém percebia ainda, mas estávamos fazendo ressuscitação cardíaca no cara.
Meu vizinho era médico e continuou os procedimentos - fez até respiração boca-à-boca!
À medida que o povo ia se acalmando, o velho ia voltando aos sentidos...
Levantou, tomou seu lugar como se nada tivesse acontecido e continuou a assistir ao jogo, ali, do nosso lado.
Virei pro meu vizinho e dei de ombros.
Ele me olhou e disse, sem voz: "ele estava morto, sem pulso algum!"
Fiquei ali, o resto do jogo torcendo para que nada de muito emocionante acontecesse no jogo, com medo de que o velho despencasse de novo.
Parece que tudo deu certo, porque o restante da partida foi muito ruim, trazendo emoção mesmo só no apito final e o grito aliviado de "é campeão!"...

Hoje, obrigação de vitória!
E das boas.
É bom demais jogar a Copa do Brasil.

Todos ao Olímpico!
JAMAIS NOS MATARÃO!!!

Nenhum comentário: