segunda-feira, 2 de junho de 2008

IV Ranking Alma do Brasileirão 2008

O campeonato deste ano tem mostrado um certo nivelamento interessante.
Mesmo assim, pelos jogos que dá para presenciar, nota-se uma certa tendência de times arrumados como o Cruzeiro e o Flamengo dispararem.
Mas as vagas restantes para Libertadores parecem abertas a quem for um pouco mais compentente - exatamente ao contrário do que foi o Grêmio no São Januário.
Continuo apostando, inclusive, na subida gradativa do São Paulo neste certame.
Os paulistas podem estar com uma certa pontuação deficiente neste início, mas acumular um empate com o Santos na Vila não é nada demais a não ser um bom resultado.
O problema foi perder para o Grêmio na estréia - e resultado este que o Tricolor "trocou" com a derrota no Rio, ou seja, foi-se o lucro.
Na ponta de baixo, a briga parece que será mais acirrada, exatamente por conta deste nivelamento - por baixo, que seja, mas interessante.
Um campeonato com tantos altos e baixos como este pode ser um dos melhores dos últimos tempos.
E este rankeamento que estamos fazendo também vai movimentar bastante...
Lá vai:

Resultados da 4ª rodada:
Vasco 2 x 1 Grêmio
Internacional 1 x 1 Sport
Figueirense 0 x 0 Goiás
Náutico 3 x 0 Botafogo
Santos 0 x 0 São Paulo
Coritiba 1 x 1 Cruzeiro
Ipatinga 2 x 0 Vitória
Palmeiras 1 x 0 Atlético-PR
Atlético-MG 2 x 0 Portuguesa
Fluminense 0 x 1 Flamengo


IV Ranking Alma do Brasileirão 2008

POS
TIME
VAR
COMENTÁRIO
Flamengo+1Voltou ao topo em virtude da vitória em um clássico, apesar de magra e contra os reservas do Fluminense.
Cruzeiro-1Não fosse a vitória do Flamengo, a Raposa continuaria reinando neste ranking. Mesmo assim, continua sendo a aposta Alma para vencer o campeonato.
Náutico+5Apesar de toda a confusão - inciada, diga-se de passagem, pelo jogador do Botafogo -, um resultado de 3 a 0 sobre um dos times inicialmente badalados para ficar no quarto superior da tabela merece ascenção por aqui.
São Paulo+1Curiosamente, os bicampeões estão lá embaixo na tabela normal e estão aqui em cima neste ranking. Desta feita, um empate na Vila Belmiro sempre será sinônimo de alguns pontos.
Vasco+4Time horrível, muito fraco, mas venceu um dos top 3 do último ranking, obrigamo-nos a subi-lo.
Coritiba=Empatou com o líder, não escorrega nada.
Grêmio-4Não sei se não mereceria estar um pouco mais abaixo. Perder daquele jeito para um dos piores times do campeonato... É este tipo de resultado que diferencia os campeões dos coadjuvantes em uma competição como o Brasileirão.
Atlético-MG+2Vencer a Portuguesa em casa não é nada mais do que a obrigação, mas também valem alguns pontos de ascenção neste ranking.
interzinho-2Bye-bye, Abel. Será que agora o time do marketing engrena?
10ºSport+3Toda a torcida do mundo para o time de Sandro Goiano na Copa do Brasil, e uma pena o pênalti desperdiçado, tivesse aquele arremedo de jogador de futebol convertido e os pernambucanos estariam ali por 5º ou 6º neste ranking.
11ºPalmeiras+3Outro time marketeiro. Fez 1 a 0 no fraquíssimo Atlético-PR e está demorando para embalar.
12ºSantos=Um time jovem, com algum talento, mas que levanta dúvidas sobre até onde poderá ir após o revés na Libertadores. Uma coisa boa foi a saída de Leão, mas e daí?
13ºBotafogo-9Nunca colocaria o Fogão entre os "grandes" do futebol brasileiro. E a saranda que levaram lá no Recife, do jeito que foi, ilustra bem uma argumentação nesse sentido.
14ºIpatinga+64 pontos em 2 jogos. Há luz no fim do túnel?
15ºAtlético-PR=Há urgentemente a necessidade de um choque de uma massa de ar frio com outra de ar quente pra brisa voltar a ser furacão. Deste jeito, o limbo na tabela será lucro.
16ºGoiás+4Nesta parte da tabela, resultados como o empate fora de casa com o Figueira acabam gerando lucro no Ranking Alma, porque os outros desta ponta perdem e despencam.
17ºPortuguesa-1Quem já foi ao Canindé se pergunta como pode este clube ainda existir. Candidato fortíssimo ao movimento pendular daqueles times que sobem à Série A em um ano e descem no outro.
18ºVitória-72 a 0 para o Ipatinga? Imperdoável!
19ºFluminense-1Aqui não interessa a Libertadores. Jogo a jogo vai perdendo, jogo a jogo vai caindo...
20ºFigueirense-3Numa rodada leva 4 do Vitória, na outra empata em casa com o Goiás. Mercido último lugar deste ranking.
Legenda:
POS - posição
VAR - variação da colocação do time em comparação com o ranking anterior


A escalada da semana:
Ipatinga +6 e Náutico +5
A queda livre da semana:
Botafogo -9 e Vitória -7
Palpites da semana:
Campeão - Cruzeiro
Rebaixamento - Ipatinga, Goiás, Portuguesa e Figueirense

Nenhum comentário: