sexta-feira, 17 de julho de 2009

Questão do aviso da prisão ao presidente do Detran é ato claríssimo de improbidade administrativa. E? Parece que a direita pode tudo neste estado...

Notícia da zeagá, amenizando, antecipando, dizendo "Olhá só, vamos adiantar pra que qualquer coisa que deste ato possa surgir, por mais horripilante que possa parecer, por mais que fique bem claro o uso da máquina pública em benefício de um grupo que se encontra no poder, esta saia já com o tótulo de 'uso político'":
Chefe do Detran teme uso político de prisão de filho
Sérgio Buchmann fez questão de revelar detenção de rapaz por tráfico

O filho do presidente do Detran foi preso na madrugada de ontem na Capital, suspeito de tráfico de drogas. Essa notícia, no entanto, não foi divulgada, como é de costume, pela Polícia Civil, mas o próprio dirigente do Detran, Sérgio Buchmann, ligou para Zero Hora informando o fato.

Até as 21h de ontem, os delegados do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) diziam não saber da prisão de Fábio Buchmann, 26 anos. O rapaz foi detido em casa, no bairro Cidade Baixa, com 23 quilos de maconha e meio quilo de cocaína. A prisão foi efetuada pelo próprio Denarc. Com Fábio, foram presos uma mulher e um outro homem.

Sérgio Buchmann explica que o rapaz é fruto do seu primeiro casamento e que não mantém uma relação próxima com Fábio.

– Estou sangrando por dentro. Estou expondo uma tragédia familiar, mas entendo que, como homem público, não posso esconder nada. A polícia tinha de fazer o seu trabalho – disse Sérgio.

O presidente do Detran, ao telefonar para Zero Hora, revelou temer que o episódio pudesse ser usado politicamente, já que ele vem sofrendo fortes pressões para deixar a autarquia. Por isso, ele fez questão de se antecipar à divulgação do episódio.

Na noite anterior à prisão, Sérgio recebeu a visita em sua casa de uma pessoa, conhecedora do fato, que solicitou que ele contatasse o filho para avisá-lo com antecedência da prisão. Sérgio disse ter se negado a atender a sugestão. Ele entende que uma eventual interferência dele geraria desconfiança com relação ao cargo que ocupa, além de não achar correto atrapalhar o trabalho policial. O pedido poderia ser uma cilada, pois o telefone do rapaz, no entendimento dele, deveria estar grampeado a fim de que o diálogo fosse usado para desgastá-lo ainda mais no Detran.

Apesar das desconfianças de Sérgio, a polícia não tornou pública a prisão. ZH ligou por volta das 19h30min para o diretor do Denarc, João Bancolini, tentando ratificar a informação repassada pelo pai uma hora antes. O delegado, que coordena todas as operações do departamento, no entanto, disse não saber de nada e encaminhou o assunto ao delegado Luiz Fernando Martins, da 2ª delegacia do Denarc.

Martins disse que estava envolvido em outra ocorrência e que não tinha informações para repassar. Outros dois delegados, titulares das delegacias do departamento, também foram procurados. Cléber Lima indicou que a ocorrência poderia estar com Daniel Ordahi, que comanda a 4ª delegacia do Denarc. Ordahi, por sua vez, não atendeu às ligações.

O caso só foi confirmado pelo chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, após ser informado por ZH que o próprio pai havia divulgado o fato.

– Recebemos a informação na noite passada e o Denarc foi conferir. Os agentes fizeram o seu trabalho. Para evitar desgastes, eu passei a orientação para que o caso não fosse divulgado. Se alguém tivesse a informação, que não ficasse sabendo por nós – explicou Martins.

A prisão de Fábio pode se transformar num novo capítulo na polêmica trajetória de Sérgio, em menos de três meses, à frente do Detran. Ele vem perdendo respaldo dentro do governo por rechaçar uma suposta dívida que é cobrada pela Atento, empresa terceirizada que prestou serviço de guincho na Capital.

O episódio gerou a queda de sua antecessora no cargo, Estella Maris Simon, e desgastou o ex-secretário de Transparência, Otaviano Brenner de Moraes. Servidor de carreira da Secretaria da Fazenda, Sérgio assumiu o cargo dizendo-se disposto a “quebrar monopólios e contrariar interesses”.
------------------------

- comentário pescado no blog Praia de Zangri-Lá:

Diz o blogueiro – este é o João Paulo Martins que conheço muito bem e que como corregedor mandou uma Delegada vir a Capão da Canoa me ouvir a fim de ferrar o Delegado Tubino, pois o João Osório do TCE e dona Yeda estavam furiosos por pensarem que o Tubino havia investigado e descoberto que o ex-deputado João Osório tinha à venda aqui em Xangri-Lá duas casas suas, uma de 400 mil reais e a outra, esta uma mansão ao preço de 1 milhão e 200 mil reais. Criou o João Paulo uma confusão tão grande que até hoje o Tubino recebe do estado sem o direito de trabalhar. E mais o João Osório processa a mim e minha esposa eu nada tem a ver com este blog. Mas o que é dele está reservado. Pois o João Paulo acaba de rasgar a constituição da república ao acobertar da imprensa o filho deste funcionário do Detran que passou a ser mais cidadão. Se o fosse o meu filho certamente ele chamaria todos os órgãos de imprensa a fim de me ferrar, pois ele não gosta nem um pouco de mim. Trabalhei na Policia Judiciária de nosso estado por mais de trinta anos e nunca imaginei que chegássemos a esse vergonhoso grau de submissão a um governo. Finalizando, lembro aos leitores que o João Paulo Martins é Delegado de Polícia, autoridade policial, e como tal deveria se comportar, pois quem o paga no final do mês são os contribuintes e não a governadora da ocasião. Sinto vergonha de ser gaúcho neste momento, pois não é este o estado que espero deixar aos meus netos. Caros leitores perdoem o desabafo, mas há certos momentos em que nosso estômago se revolta com comportamentos covardes.
------------------------------

- meu comentário:
Que cagada, hein, seu Buchmann?! Pelamordedeus, quis se adiantar, achando que era uma puta estratégia de transparência e escancarou o uso da máquina pública. Pqp, além de feder horrores as denúncias de corrupção, esse governo parece também estar cheio de gente burra...

obs: post dica de um leitor

Um comentário:

cátia disse...

Ainda bem que temos os blogues para denunciar este tipo de coisa, que é um escândalo!
Podemos especular:
a)há gente fugindo do flagrante?
b)a polícia faz chantagem a denunciados?
c) é prática antiga ou atual a polícia "avisar" a futura prisão de determinada pessoa?
d) o ódio ao Governo Olívio Dutra e ao Sec. Bisol diz respeito a esse tipo de atuação suspeita da polícia?