quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Imprensa (vermelha) doente

Essa vem do Blog Grêmio 1903:

Nunca gostei de entrar nesse debate de “imprensa vermelha”. Aliás, no outro lado, também existe o apelido “imprensa azul”. No entanto no Sala de Redação, após o e-mail lido pelo Cacaco, em claro tom de brincadeira, a respeito do “primeiro Grenal do Ano” em alusão a imprensa colorada, a indignação de seus colegas na sala mostrou como o chapéu serviu.

A atitude do Zé Alberto foi completamente deselegante e desproporcional. Muito mais digna de desconfiança é o que escreveu André Silva, da Rádio Gaúcha, pelo seu Twitter. Entre tantas asneiras, a que mais me incomodou foi esta: “estudei, paguei faculdade, assim como meus colegas pra ter de conviver e dividir espaço com esse tipo de gente.”

A frase do senhor André Silva é simplesmente lamentável e vergonhosa para a prática do jornalismo. Essa função não deveria ser, jamais, algo isolado e sem a participação de outros integrantes da sociedade. O papel fundamental da imprensa deveria ser o incentivo do debate a respeito de tudo que for de interesse público e a busca pela clareza e pela verdade.

Logo, cabe aos jornalistas lutarem ao lado daqueles que precisam de ajuda e, até mesmo, conviver com ao lado de quem não tem dinheiro para pagar faculdade e nem oportunidade para estudar. Talvez isso seja utópico na atual realidade, mas se para me tornar jornalista é preciso ser igual ao caro senhor André Silva, então prefiro abandonar meu curso de jornalismo.
(...)

- leia a íntegra do texto de Bruno Coelho clicando aqui
- o reporterzito errebeesseano André Silva mostra que o estilo Bóris Casoy de fazer "jornalismo" está disseminado

Nenhum comentário: