sexta-feira, 5 de março de 2010

Matéria da Catarse: Estudantes da UFRGS denunciam reitoria por projeto de Parque Tecnológico


Na tarde de ontem, quarta (03.3), os estudantes da UFRGS receberam o apoio da Via Campesina e de movimentos de trabalhadores da cidade para a mobilização que fazem contra a votação imediata do projeto Parque Tecnológico da universidade. O projeto está sendo tocado à revelia da discussão e participação dos alunos, professores e funcionários da UFRGS. O assunto interessa a toda sociedade, afinal, é do dinheiro público gerado pelo povo brasileiro que a universidade se mantém. E é justamente esse o nó da questão. Tal parque, do jeito que está sendo pensado, deve servir menos ao público (mesmo que a universidade seja pública) e mais ao interesse de empresas privadas.

Assista à reportagem produzida pelo Coletivo Catarse:



Segue relato do professor Brack sobre o que aconteceu ontem:

"Pela tarde, na UFRGS as mulheres foram inicialmente também barradas, com os portões sendo fechados, e depois foram recebidas no saguão da Reitoria pelo Reitor e Vice, enquanto lá fora a mobilização tava bem grande com tambores e muita gente.


O triste foi terem sido barrados no portão da Reitoria as campesinas, os estudantes, os funcionários e os professores, sendo possível, depois de muita confusão e empurra da segurança da UFRGS, a entrada no saguão de somente 20 pessoas, devidamente documentadas e identificadas.


Não houve uma sala para as pessoas sentarem e, de pé, o reitor e vice receberam o grupo as 15:30 h e escutaram vários pronunciamentos, por uns 40 minutos, com o pedido para maior discussão e não colocarem em votação no Consun nesta sexta-feira (5/3) o Parque Tecnológico da UFRGS (espaço amplo para receber empresas de tecnologia e inovação de qualquer coi$a, com propriedade intelectual - patentes- bem resguardadas a elas e a alguns ilustres professores e técnicos) pois desde agosto ele só circula em direções e não foi feita audiência para discussão sobre o papel do mesmo.


Parabéns às mulheres de Via que vieram na UFRGS questionar o papel desastroso deste Parque Tecnológico, que tem como premissa as "patentes" , a "competitividade" e o "lucro". Ficamos também envergonhados pela forma desumana e pouco honrosa que esta universidade recebeu o grupo de mulheres, estudantes, funcionários e professores. Recebeu no saguão,em pé. Fechou os portões às agricultoras. E ainda por cima, de forma deselegante, o reitor e vice falaram pouco e deram um ponto final na pequena audiência de saguão reafirmando que manterão o tema do Parque Tecnológico, na próxima reunião do Consun. Somente "perguntarão" ao conselho se este eventualmente muda de idéia e adia a votação.. Ficou patente a intenção de tocar adiante de uma vez o projeto, alegando que "já houve tempo suficiente para o debate".

Vamos lutar até o fim contra este processo atropelado que abre espaço de forma escancarada, por meio deste Parque, a mercantilização definitiva da universidade pública. Os pequenos parece que não têm vez mesmo nas universidades e os grandes tomam conta dos espaços públicos oferecendo dinheiro, recursos e muito prestígio para os "entes públicos do saber". Enquanto isso, os governos federal e estadual também incentivam estas PPPs que trazem um vínculo perverso com empresas que só visam seus lucros, sua acumulação ilimitada, detestam regras, e cabresteiam os pesquisadores por meio de vínculos mal cheirosos com empresas como a Monsanto (USP), a Aracruz, agora Fibria, (UFRGS), Votorantin (UFPEl), etc."

P. Brack

Fotos Coletivo Catarse:
1 - Aluna critica a falta de informações sobre o projeto
2 - Movimentos urbanos tocam e cantam em apoio à mobilização dos estudantes
3 - Depois da universidade ter fechado os portões do campus para as mulheres da Via Campesina, alunos conseguem abrir uma das entradas e recebem as trabalhadoras rurais
4 - Manifestação dos movimentos em frente à entrada da Reitoria, antes da reunião infrutífera com o reitor


NESTA SEXTA-FEIRA O PROJETO FOI RETIRADO DA PAUTA DA REUNIÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO.

7 comentários:

Anônimo disse...

O negócio é agitar.
Por que não fazem o mesmo com outras barbaridades?
Lula é capaz de tudo quando tenta empurrar goela abaixo do Brasil uma figura que, obviamente, só poderia refletir o seu lado mais negro. Uma figura identificada profundamente com um passado de crimes. Um passado de alguém capaz de tudo. Um passado com uma arma na mão, engatilhada para matar. A sexta-feira foi carregada de simbolismos. Hoje Lula vestiu preto por inteiro, enquanto a Bahia inteirinha vestia branco. Ninguém tem mais lábia do que o diabo. O diabo em pessoa e a sua assistente. É assustador assistir a tudo isso e saber que a campanha eleitoral ainda não começou. Oxalá tenhamos força para vencer as artimanhas do Exu. Com a Justiça terrena não podemos mais contar.

Anônimo disse...

Rodolfo Mohr presente nesta manisfestação de vadios e parasitas?
Penso que ele deveria estar entre notas fiscais, recibos e livros caixas para uma prestação de contas decente das gestões psólicas e esquerdopatas no DCE da UFRGS.
Enquanto a PUC e UNISINOS transformam-se em centros de excelência tecnológica a UFRGS fica gramando na mão destes esquerdistas vadios (ParasiTas que sufocam o hospedeiro ao não permitir que respire -são tão ignorantes e burros que não percebem que assim estarão morrendo também).
Este país não terá futuro algum enquanto nulidades ignorantes, sem princípios e objetivos claros tiverem espaço para sobrepujar e sufocar a busca de avanço do conhecimento e da tecnologia.

Guga Türck disse...

Que raiva, hein?
Será que agora, com esse apoio todo intelectual, a milícia da direita vai começar a apontar suas armas - reais, não no sentido figurado - para os opositores da esquerda?

Este é o meu temor...

Rodrigo Cardia disse...

Pois é, Guga... E não bastasse tudo isso, a direita agora tem o DCE da UFRGS em suas mãos. Espero que só por essa gestão (quem sabe a esquerda finalmente acorde e se una numa chapa só, em torno das concordâncias).

Luiz disse...

A falta de informação não é apenas culpa da Universidade ou da Reitoria.

O movimento estudantil também está demonstrando uma dificuldade extrema de se comunicar com a maioria dos estudantes.

Até hoje não vi um único argumento sério que me convencesse de que os estudantes, a universidade ou o país, irão perder com a criação do tal pólo tecnológico.

Vejam bem. Se vai entrar dinheiro privado na coisa, isto não é bom? Não vai economizar dinheiro público que poderá ser gasto em outras coisas, como novas universidadesou programas sociais?

Isto não vai facilitar que os estudantes tenham acesso a equipamentos modernos? Não vai facilitar que os estudantes possam fazer estágios profissionais na área de desenvolvimento tecnológico, melhorando a qualidade da formação acadêmica?

Um centro tecnológico não iria ajudar a controlar melhor os estágios realizados pelos alunos? Considerando que, muitas vezes, os alunos são superexplorados quando fazem estágio por aí, permitir que façam dentro da universidade, com regras da universidade, não iria reduzir esta exploração?

Um centro deste tipo não irá permitir qu a universidade ofereça novos serviços à sociedade como incubar empresas-júnior formadas por estudantes ou cooperativas?

Um centro tecnológico não ajudaria a consolidar a função social da universidade, de levar tecnologia à sociedade?

Hoje a universidade desenvolve tecnologia mas esta não é transformada em produtos nem serviços para a sociedade. Muitas vezes as novas tecnologias nem viram patentes, no máximo acabam como teses empoeiradas nas bibliotecas. Será que o centro tecnológico não facilitaria a transformação destas dispendiosas tecnologias em produtos e serviços que poderiam beneficiar toda a sociedade?

Então, quais são os problemas da proposta do centro tecnológico que tanto desagrada uma parte do movimento estudantil? Porque não nos explicam isso direito?

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Guga, parabéns pela matéria.

Peço ao amigo e aos demais leitores que observem que o direitista salivador que apareceu aqui está em última instância defendendo um projeto do Governo Lula, afinal não só a Universidade é FEDERAL, como o atual reitor é do PCdoB.

Esse fato é de extrema importância pois mostra qual o verdadeiro projeto do Governo Lula e as convergências com os projetos da velha direita salivadora!

Este ano haverá eleições e novamente virá aquela conversa fiada de que é preciso votar no PT para derrotar a direita e seus projetos privatizantes.
O que está acontecendo na Ufrgs, e a posição dos direitistas diante do episódio, mostra o tamanho da falácia de tal premissa.

Que o fato sirva de reflexão aos setores progressistas.
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/01/porque-lula-e-o-cara.html

Abraços!

Guga Türck disse...

Só para deixar claro que o nosso trabalho foi de cobertura.
Mas o que entendemos de tudo o que conversamos com os estudantes é que eles não são contra o pólo em sim, mas sim como está sendo tocado o projeto à revelia de qualquer tipo de esclarecimento e debate com a comunidade universitária.