quinta-feira, 16 de abril de 2009

Um volante, pelamordedeus!

As vitórias também precisam ser analisadas com critério, e este grande triunfo do Tricolor nas terras chilenas entra nessa perspectiva. 2 a 0 bem construídos do meio pra frente, principalmente pelas participações de Souza e Maxi López.
Mas espantou a fragilidade defensiva, sempre consertada pelo incrível Victor - um monstro! Acontece que nosso goleiro polvo nem sempre terá braço pra segurar todas. E isso já aconteceu, inclusive.
Como pode um esquema de 3 zagueiros sofrer tanto na cobertura dos nossos alas, se o 3-5-2 existe exatamente pra fazer a liberação de ataques pelos flancos sem enfraquecer o sistema defensivo?
A resposta está na "volância". O Grêmio não tem sequer um dos chamados "primeiros volantes". Não adianta, Adilson não é este jogador. O alemão é bom, sim, mas está sendo estragado colocado em uma posição que exige imponência física, antecipação e muita disciplina tática de campo defensivo. Já dizia Sérgio Valentim num dos Botecos: "O Adílson não dá!" - ali, meu caro, não dá mesmo. Mesmo assim, o garoto até que foi bem ontem.
O fato é que é necessário contratar um jogador com essas características para se manter forte o esquema de 3 zagueiros, ou se corre o risco de comprometer seriamente a defesa, enlouquecer um dos melhores goleiros que já se viu e definhar uma promessa de segundo homem de meio campo. Aliás, está aí quem, pra mim, bancaria o lentíssimo Tcheco se mantida essa sistemática de jogo.
Sendo assim, com o plantel que temos, eu abdicaria urgentemente do 3-5-2 e passaria a escalar a equipe no 4-4-2, colocando o excelente Réver na primeira função:
Victor; Ruy, Rafael Marques, Léo e Fábio Santos; Réver, Adilson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López. Banco: Marcelo Grohe, Thiego, Jadílson, Makelele, Douglas Costa, Jonas e Herrera.
No entanto, o ideal seria a contratação de mais um meia - Renato seria excelente! -, um(ou dois) volante(s) e um lateral(ala) direito(a).
E, claro, UM TREINADOR E UM PREPARADOR FÍSICO!!! Beirou o constrangedor, ontem, ouvir o André Krieger nos microfones das rádios falando do Rospide...
Mesmo assim, seguimos nas cabeças na competição que realmente importa: a LIBERTADORES DE AMÉRICA.

Dá-le!
Rumo ao TRI!!!

Nenhum comentário: