quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sobre o MST em São Gabriel

Estive cobrindo pelo INCRA a entrega das terras desapropriadas em São Gabriel e arredores para a Reforma Agrária. Quando do evento, estavam desde o presidente nacional do INCRA até o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
No microfone, promessas de que o desenvolvimento viria para as famílias assentadas através de pequenos créditos iniciais até acordos com a prefeitura de pavimentação, atendimento de saúde e educação.
São Gabriel ganhava em uma única tacada quase 7% de população - e isso é inegável que impactaria na realidade do local.
No entanto, as metas estavam lá, o então prefeito da cidade, que sairia logo ali, um mês depois, bradava que assinava o convênio com o governo federal e que o município cumpriria seus compromissos.
Isso aos microfones... Sempre assim aos microfones.
No entanto, à boca pequena corria a apreensão de todos com o novo prefeito que assumiria em janeiro, aberta e ferozmente contrário ao MST e aos processos de Reforma Agrária. Passados 8 meses, Sr. Rossano cumpriu as espectativas e abandonou literalmente as áreas de assentados no município. Segundo as lideranças do MST que se pronunciaram hoje, já morreram 2 crianças e 1 adulto em virtude da falta de atendimento em saúde. Crianças estão sem transporte para irem às aulas, e a imprensa repete o discurso culpabilizando não o município, que deveria (como dever constitucional) suprir as necessidades básicas destes novos gabrielenses, mas, sim, o governo federal e o MST pelo inchaço populacional promovido em São Gabriel.
Discurso fácil, cola mais fácil ainda - e isso é que é preocupante nessa inversão de valores.
Sobre as promessas, então, em todas as esferas, coloco aqui embaixo o vídeo que fizemos daquele dia, com as vozes de autoridades e do povo assentado. Mais abaixo, algumas informações que recebi diretamente da comunicação do INCRA, que me respondeu a indagações que fiz hoje à tarde.



- Nota Oficial do INCRA?
Não rolou nenhuma nota sobre os acontecimentos de hoje.

- Educação e saúde nos assentamentos?
Não são atribuições do INCRA, mas se foi com o prefeito a Brasília em março para endossar o encaminhamento dos projetos.

- Atraso nos repasses do INCRA?
Os primeiros créditos para os assentados serão liberados neste semestre. O cronograma de implantação dos assentamentos está sendo cumprido, houve um pequeno atraso no parcelamento das áreas (já estão terminados os projetos) porque se trata de um processo técnico e participativo, e as famílias ampliaram o debate (o que é muito bom, afinal, as pessoas têm que opinar e se agradar dos lotes que vão ter, né?). Foi contratada assistência técnica agora, em julho, e a equipe já está iniciando as reuniões de apresentação nos assentamentos.

- Há mais assentados?
Assentamos agora, em julho, 129 famílias na Fazenda Santa Rita, em São Gabriel. Aguardamos emissão de posse de outra área, a Fazenda 33, para onde serão levadas mais 78 famílias.

Um comentário:

Ex-conselheiro, envergonhado. disse...

Meu caro Guga, sou ex-conselheiro do nosso amado tricolor, já sofri muito por combater os chefetes que por lá se agregam, infelizmente, cansei. O que aconteceu na noite desta quarta-feira foi algo para todos os gremistas se envergonharem, dos conselheiros que votaram contra, ou fugiram sorrateiramente da reunião, a maioria são pertencentes ao grupo político do Sr. Cacalo e do Grêmio acima de tudo. São lobos em pele de cordeiro, estão aos poucos, acabando com o Grêmio, querendo que o poder dentro do tricolor, para sempre, ronde sempre entre o tal de G-6, grupo que sustenta essa diretoria amadora comandada por essa marionete chamado Duda Kroeff. Lamentável.