domingo, 27 de setembro de 2009

É esse tipo de posicionamento que eu, pessoalmente, espero de um presidente

Há inúmeras falhas no governo Lula.
Um loteamento de cargos absurdos, principalmente para o PMDB, que fazem feder bastante a sua gestão. Sem falar de uma ou outra corrente do PT que, também fazendo parte desse loteamento, engessam a administração do Estado brasileiro.
Mas isso aqui é bom demais:

Lula diz que "não aceita ultimato de governo golpista"

O Brasil "não aceita ultimato de um governo golpista", disse neste domingo, em Porlamar (Venezuela), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta ao prazo de dez dias dado pelo governo de Roberto Micheletti para definir o status de Manuel Zelaya, que está na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Em entrevista coletiva durante a 2ª Cúpula América do Sul-África (ASA), Lula disse que o deposto líder hondurenho é "o presidente legítimo de Honduras" e que seu status é "hóspede da Embaixada do Brasil" em Tegucigalpa.

O governante brasileiro respondeu, assim, ao ser perguntado pelo prazo "não maior de dez dias" dado por Micheletti ao Brasil para que defina o status de Zelaya, que está na sede diplomática brasileira desde que voltou a Honduras, na segunda-feira da semana passada.

"Zelaya foi expulso do poder da maneira mais vergonhosa possível", disse Lula. "Para mim, a solução é simples: os golpistas devem sair do palácio presidencial", afirmou Lula, acrescentando que "Zelaya deve retornar ao poder e se deve convocar eleições".

"Se os golpistas convocarem eleições, muito poucos países reconheceriam (os resultados)", comentou. Também ressaltou que, se "(os golpistas) entrarem à força (na embaixada do Brasil), violariam todas as normas internacionais".

"Poucas vezes na história houve tanto consenso na postura internacional contra o governo golpista", disse Lula, em seu encontro com os jornalistas pouco antes de partir para Brasília, após participar da Cúpula ASA na venezuelana Isla Margarita.

Em comunicado emitido ontem à noite, o Ministério de Exteriores do governo no poder em Honduras indicou que "novamente" solicitava "ao governo do Brasil que defina o status do senhor Zelaya, dentro de um prazo não maior de dez dias".

"Se não for assim, seremos obrigados a tomar medidas adicionais", acrescentou a nota.


- pescado do Terra

Um comentário:

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Guga confesso q ainda estou refletindo sobre a atuação de Lula na crise hondurenha.

E digo isso pq o imperialismo prefere um "esquerdista" como Lula do q como Chávez. Veja q os organismos internacionais historicamente à serviço do imperialismo ñ badalaram Chávez (q vinha atuando a mais tempo na crise hondurenha) como se apressaram a rasgar elogios e apoio à Lula.

Para o imperialismo é melhor q Lula exerça influência dentro do processo hondurenho do q Chávez!

Ñ devemos nos esquecer de q o presidente do Haiti teve o mesmo destino do Zelaya e Lula ñ só ñ condenou o golpe a Aristide como depois ajudou a consolidar o golpe liderando a famigerada missão de "paz" da ONU no país mais pobre das Américas.