segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

E o Grêmio se liquefaz no amadorismo de suas gestões...

Claro, administrar um clube como o Grêmio não deve ser nada fácil.
E não é ironia.
Com certeza é preciso muito jogo de cintura, relacionamentos dos mais diversos, bom trânsito em circuitos restritos, mas, principalmente, austeridade, transparência e expertise nas questões ligadas ao futebol.
NAS QUESTÕES LIGADAS AO FUTEBOL, fundamentalmente.
O clube não pode ser um balcão de negócios.
O clube não pode ficar à mercê de interesses pessoais.
O clube não pode ser palanque eleitoral.
O clube não pode ser palco para egos e vaidades se vangloriarem em suas confrarias.
O clube deve, sim, ter a finalidade aquela exclusiva a que foi fundado e que resta em seu nome: FUTEBOL!
Falar, criticar, não dar a solução pode parecer oportunista, mas ninguém pode tirar o direito à opinião de torcedores e associados.
Aliás, pode-se começar o processo de constituição de uma solução analisando-se erros e eliminando-se aquilo que de fato não está dando certo.
Sendo assim, é fato que não vem dando nada certo no clube há pelo menos 12 ou 13 anos. E pelas mãos de quem o clube passou nesse período?
Sempre dos mesmos, confrades que, em combinações diferentes, ocuparam cargos-chave na administração do clube e que nos afundaram em dívidas, perdendo jogadores por total falta de profissionalismo, nos levando uma segunda vez ao inferno e nos deixando um legado triste, sem perspectivas, de terceirizações em quase todos os setores fundamentais à vida do Grêmio - neste quesito, vou citar o maior exemplo de uma esdrúxula terceirização: a Grêmio Empreendimentos. Por que diabos criaram esta empresa?! Minha opinião: eu acho que é pra acomodar os amigos do rei e pra não ter que passar todas as decisões da modificação mais importante da história do clube pelas instâncias democráticas da agremiação - exigidas por lei. Tem outras coisas que eu acho também sobre este processo todo da nova arena e que me deixam muito mais apreensivo do que simplesmente a gestão de nosso futebol, mas vamos deixar esta discussão para a medida que os fatos forem se desenrolando, pra não ficar no achômetro mesmo.
Bueno, e se quem estiver lendo não sabe, não lembra ou tem curiosidade de saber quem são os personagens da derrocada Tricolor nesta quase década e meia, um link interessante é este aqui: http://gremio1983.blogspot.com/2008/10/histrico-eleies.html.
Dá pra ver bem, lendo aquelas páginas de um jornal antigo, quem foi o quê e quando. É, inclusive, de se apavorar com algumas frases sobre uma mal fadada parceria - que prometia nos trazer grandes avanços para os próximos 14 anos - e que hoje se repetem de uma maneira assustadora nas respostas a todos os questionamentos sobre o futuro do Grêmio enquanto clube e sua nova casa.
Então, como pode as coisas darem certo dentro do campo desse jeito? Como pode funcionar um clube de futebol se a casa está completamente desarrumada e tem gente fazendo o que bem entende, brincando com a inteligência alheia, pisoteando os documentos oficiais do clube, como o estatuto, e ficando tudo na mesma?
Há em uma entrevista sintomática do presidente do conselho Tricolor, Sr. Raul Régis de Freitas Lima, uma colocação que escancara bem que as forças que sempre compuseram o conselho não estão nem aí para o torcedor e para o associado. A maioria, em fim, define que vai fazer algo, mesmo que seja incoerente, e a "coisa" passa.
Por exemplo: José Alberto Guerreiro não deveria mais ser nem sócio do Grêmio - e ponto. Isto é o preto no branco, a regra explícita, o óbvio.
Mas não é o que a confraria deseja, então, veja esta resposta do "Dr." Raul Régis:
“Em regime de votação aberta nominal, assim votaram os Conselheiros: i) primeiro, por 127 a 87 votos, foi decidido que não haveria a suspensão do processo para aguardar a decisão do Poder Judiciário; ii) segundo, por 115 a 89 votos, foi decidido que o processo seria arquivado, com exclusão dos associados apenas se houver sentença condenatória com trânsito em julgado”.”
Aqui ele escancara que realmente esse pessoal que controla o clube, seja no conselho, seja na administração, tem um senso de impunibilidade incrível e nos tiram todos para idiotas.
Pois, se não, vejamos: numa votação se decide que o processo externo não interfirá no processo interno; na outra se decide que vai se esperar o resultado do processo externo para ver como se vai definir o processo interno!
Isso é sério? Mesmo?
Taê, escancarado: NOS TIRAM PARA IDIOTAS.
Chega, peçam o chapéu, chega!
São 3 anos para a próxima eleição ao Conselho Deliberativo, em dois anos o bastão da presidência certamente ainda vai passar para as mãos de Odono e seus asseclas, porque com a esmagadora maioria na "pré-eleição" não vão deixar passar ao associado nenhum outro candidato que não tenha a benção do rei. Ah! Claro, tem também o fato de que estaremos lançando a arena e tal...
Quer dizer, perder o Jonas dessa maneira, ter o futebol fragmentado nas mãos de um ou dois grupos de empresários, manter uma categoria de base também aos trancos e barrancos, sem profissionalismo, passar mico na mão de mercenáR10 e com jogador de segunda linha, tudo isso é sintoma da má administração do clube.
Como já li por aqui e ali, são grandes amadores todos estes nomes que passaram pela direção nos últimos anos. Mas amadores no FUTEBOL - que, reitero, é a finalidade da existência do Grêmio -, mas são profissionais para consigo mesmos - Odone é político profissional, Vontobel é executivo de primeira, Meira é grande profissional em seus negócios, temos grande advogados, milhonários de tão competentes que o são, aposto até que o Pacheco deve ter sido um grande delegado, não é? E por aí vai.
Acho que esgotou.
Chega.
Deixem o clube, por favor, na mão de seus torcedores.
Repito, todos são muito bem sucedidos, ricos, milhonários.
Por favor, chega.
Ah! Claro. E Jonas é um grandessíssimo filha da puta.
Premeditou tudo isso já há mais de ano, quando da primeira renovação. O que não isenta Duda Kroeff, que assinou embaixo o subjugo legal da instituição Grêmio ao goleador das dancinhas ridículas.
Complicado...

2 comentários:

Félix disse...

Cara nunca comento aqui no alma da geral mas pelo menos aqui eu leio pela primeira vez algo que concordo plenamente sobre o caso jonas.
Diretorias amadoras e aproveitadoras tem tomado conta do grêmio nos ultimos tempos e ainda lembrar que ninguem obrigou o jonas a deixar o grêmio ele saiu pq tava a fim ou seja tão Traíra quanto o outro que tb era gremista desde pequeno e virou rubro negro.
Acho que o texto que tu escreveu a um tempo atrás sobre o que dizer para um guri frente a isso tudo que passa no futebol (falcatruas, indo para onde o dinheiro mandar, etc) e ainda explicar que se ama um time fica cada vez mais dificil
Saudações tricolores

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Estão se "profissionalizando" na entrega de jogadores para o estrangeiro... KKK