terça-feira, 22 de julho de 2008

Nada com nada

Quando eu digo que "eles" não dizem nada com nada, aqui está a prova.
E é também incrível a parceria com os jornalistas corporativos dos grandes veículos aqui do estado - como que se dá isso? Por quê? Mais margem para interpretações...
Ninguém quer esclarecer nada!
Há esta notícia, que vou reproduzir na íntegra, sobre a apresentação de parecer da prefeitura sobre a arena Tricolor.
Seria mais um bom momento para informar, certo? Errado!
Vê se a pergunta que surge ao final da leitura não é: "Tá, e daí?!"...


Prefeitura apresenta parecer sobre Arena do Grêmio
Documentação do consórcio TBZ-OAS chega na próxima semana

Durante uma reunião na tarde desta segunda-feira, foi apresentado um parecer das diretrizes organizadas pela prefeitura a respeito da área onde será construída a Arena no bairro Humaitá e os futuros empreendimentos da área atual do Estádio Olímpico. Com isto, mais um importante passo foi dado no projeto para a construção do novo estádio do clube.

A partir do que foi dito pela prefeitura, serão realizados alguns ajustes para a concretização do projeto. Está previsto para a próxima semana a apresentação do parecer final das secretarias municipais de planejamento e gestão, além da documentação do consórcio TBZ-OAS.

Participaram da reunião o vice-presidente Eduardo Antonini, representantes do consórcio TBZ-OAS, o diretor executivo de planejamento do Grêmio, Cristiano Koehler, o secretário municipal de planejamento, Ricardo Gothe, o secretário municipal de gestão, Clóvis Magalhães, o conselheiro do Grêmio, José Fortunati, além de assessores da Secretaria de Planejamento do município de Porto Alegre.

Segundo o secretário municipal de planejamento, Ricardo Gothe, o projeto do novo estádio gremista é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Gothe também salientou que o empreendimento deve ser visto como um impulsionador da economia, gerador de empregos e revitalizador da área do bairro Humaitá.


link da matéria no clic prbs: http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2059164.htm&subTab=00065&uf=1&local=1&l=&template=§ion=noticias

É só retórica vazia apresentada.
Qual é, afinal, o parecer da prefeitura sobre a construção naquela região?
Ali é uma área alagadiça, planejada como contenção de enchentes - a BR ao lado é um dique!
Ou melhor, aquela área é um pôlder*, segundo o próprio DEP indica (clique na imagem para ampliar em outra janela).


Mas afinal, que tipo de obras serão necessárias para manter o sistema de drenagem da cidade?
Qual o investimento público?
Ou não é necessário este tipo de discussão com a prefeitura em "mais um importante passo dado no projeto para a construção do novo estádio do clube"?
E os pareceres do estado, do governo federal? Como vai ser a questão das BRs, dos acessos?
O BID vai investir? Quanto? Ou vai ser tudo dinheiro público?
Qual o problema de se tratar das coisas às claras...
Tá complicado isso.
Esta é uma megaobra para a cidade e para o clube. Envolve milhares de pessoas que moram no entorno e que vivem se deslocando pela região.
É de interesse público, e as informações que chegam são em notinhas vazias e em opiniões fanfarronas pelas freqüências das rádios AM da cidade.
A mídia não está cumprindo o seu papel jornalístico e a direção do Grêmio parece também não fazer força para esclarecer os pontos-chave do processo.
Sugiro que seja criado um hotsite sobre o projeto. Com grande destaque na capa do Portal do Grêmio.
Poderia se colocar neste tudo - mas tudo mesmo! - sobre a construção do novo estádio.
Colocar os percentuais detalhados, tempo de concessão, o que será concedido, o que será do clube, o que será dos investidores, quanto vai sair tudo, quem vai construir, qual o papel da Grêmio Empreendimentos, o estatuto da Grêmio Empreendimentos, como vai funcionar a Grêmio Empreendimentos, até quando vai existir a Grêmio Empreendimentos, como se dará a transferência/compra/venda de patrimônio do clube, como vai ficar o patrimônio do clube, a questão dos sócios remidos, dos outros sócios, a capacidade do novo estádio, qual o plano para os valores dos ingressos, das mensalidades de sócios, quais modalidades de sócios permanecerão, quais novas serão criadas, a questão do centro de treinamentos, como será o acesso ao local, que obras serão feitas, o que pensa real e detalhadamente a prefeitura, o estado, a união e a empresa que tem concessão da BR-290, como vai ficar a vila ali do lado, quais os projetos de urbanização, quais os projetos de transporte público, serão feitos terminais, quais linhas de ônibus podem atender o local, quantas vagas em estacionamento, como ficará o acesso das pessoas portadoras de deficiência, o que é regime "turn key", onde esse tipo de coisa já aconteceu e quais garantias, colocar se as empresas envolvidas já participaram nesse sentido, se estão envolvidas na construção de outros estádios no Brasil para a Copa de 2014 e por aí vai.
E não somente aquele material pífio que se encontra no site do clube.
Isso não ajudaria a tudo e a todos?!
Desculpem os nossos diretores, mas não realizar este tipo de esclarecimentos de maneira oficial e utilizando os veículos oficiais do clube dá muuuuuuita margem para interpretações...
Ou é incompetência mesmo.

*pôlder
[Do hol. polder.]
Substantivo masculino
1.Planície que, inundada ou sujeita a inundação pelo mar ou rios, é protegida por diques e dessecada continuamente com o fim de torná-la utilizável na agricultura e/ou na habitação. [Grande parte do território da Holanda é constituído de pôlderes. Pl.: pôlderes.]

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto e muito pertinentes as colocações e indagações.
Temos a informação que do lado dos NOVIÇOS, TEM QUEBRA PAU, POIS EXISTE UM BLOG, QUE ESTÁ FORNECENDO INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS QUE NEM OS MEMBROS DA COMISSÃO ARENA DO CONSELHO TEM CONHECIMENTO.
É ESTA ÂNSIA DE APARECER, DE QUERER APAGAR A HISTÓRIA DO GRÊMIO QUE TEM NOS DEIXADO MUITO CHATEADOS E POR ISSO AS CRÍTICAS ÁCIDAS DO NOSSO BLOG, CONTRA O MOVIMENTO MGN(OS NOVIÇOS).

Anônimo disse...

Infelizmente, essas dúvidas vão permanecer sem resposta. Pois eles não terão como explicar isso.

É, a batata da arena tá assando.

Guga Türck disse...

Pois é, tchê.
Muito complicado tudo isso...
Tem aquela da gravação que foi parar na CPI do Detran, do diálogo do Dorneu Maciel com o Vaz Neto, que eles mencionam "esquemão grande" da Copa e que o Odone tinha ficado brabo que o Dorneu não tinha comparecido à reunião.
Tem muita coisa escondida por debaixo dos tapetes.
A gente precisa de uma vez por todas tirar a corja do clube...
Só assim teremos futuro seguro. Do jeito que está, time forte só em véspera de eleição, de 2 em 2 anos.

Abraços.

Giuliano Vieceli disse...

O blog referido pelo Grêmio Acima de Tudo foi feito por mim.

Sou moderador da comunidade Grêmio Arena. O Glênio (outro moderador da comunidade) conseguiu um contato com o Antonini e agendou uma reunião com ele para levar as dúvidas dos torcedores sobre o projeto. A reunião foi excelente, tanto que o Antonini agendou outra, mas desta vez para levarmos sugestões dos torcedores para o projeto.

Após essa primeira reunião as respostas foram postadas na comunidade. Já na segunda reunião, foi entregue ao Antonini um documento com as sugestões.

Depois desta reunião me ocorreu que muitos gremistas não têm conta no orkut, por isso não poderiam ler as explicação. Foi daí que surgiu a idéia de ser criado um blog com todas as informações que são disponibilizadas na comunidade.

Portanto, o blog Grêmio Arena não é uma ferramenta política, é apenas um blog informativo. Eu também acho que site do Grêmio deveria ter informações mais detalhadas sobre este projeto, mas como não tem, eu resolvi dar a minha contribuição como torcedor.

Abraços