quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Desfecho da novela Autuori é garantia de 2º lugar no pódio dos Micos do Ano

Duda Kroeff ganha com o discurso e a esperança da mudança.
Estamos falando de futebol, principalmente.
Ele mantém André Krieger e Meira.
Pior, mantém Roth - e com aumento!
Não contrata preparador físico.
Tudo segue na mesma.
Traz alguns jogadores - Maxi é contratação certeira, mas única.
Não vem nenhum lateral direito, nenhum primeiro volante.
Tudo segue na mesma.
Roth perde Grenais, time vai bem nos resultados na Libertadores, mas as atuações são inquietantes sob o comando de um treinadorzinho de araque que seria derrotado pelo Ipatinga em casa em 2008 não fosse o Victor.
Tudo segue na mesma.
Então, cai Roth.
Entra o aprendiz de Roth, Marcelo Rospide.
Tudo segue na mesma.
Grande parte da torcida queria Renato Gaúcho, mas birras internas de alguns diretores e conselheiros não permitem que o ídolo-mor da nação Gremista tivesse finalmente a sua chance de comandar o Grêmio.
Tudo segue na mesma.
Vem, depois de mais de 40 dias de espera, Paulo Autuori, sob a égide do estrategismo, do crescimento das categorias de base.
Mas o time não desenvolve, perde a Libertadores, cambaleia entre esquemas no Brasileirão.
2 pratas da casa, promessas, são vendidos.
Cai Krieger, fica Meira.
Tudo segue na mesma.
Gilberto se oferece para jogar no Grêmio, mas as forças ocultas dos bastidores desta relação o impedem de voltar a vestir o Manto Sagrado Tricolor e ele vai jogar no Cruzeiro.
Tudo segue na mesma.
Vem o veterano Túlio para a "primeira volância", vem o jovem aposentado Rochemback também para o setor, no meio do campeonato, salários astronômicos.
Douglas Costa não joga, às vezes nem no banco fica.
As categorias de base são pouco valorizadas aos olhos de quem assite.
Tudo segue na mesma.
Autuori não engrena de jeito nenhum. Erra substituições, testa estratégias ineficazes de mudança de esquema, chega a armar o time sem atacantes em um jogo.
E o Meira ainda lá, com tudo na mesma.
Autuori, então, que veio sob a promessa de um planejamento de médio e longo prazo, volta para o Catar, para o mesmo time de onde... saiu!
Ou seja, o tal "planejamento" se revela uma falácia.
E isso significa que tudo segue na mesma.
Estamos novamente com Rospide no comando, com Meira no futebol e as mesmas pessoas que outrora já passaram pelos corredores do Olímpico dando pitaco sobre tudo dentro do clube.
Onde está a mudança?!
Talvez as pessoas envolvidas mais intrinsicamente com o dia-a-dia do Grêmio observem que o poder passou das mãos do "grupo A" para o "grupo B" e que isso significa, sim, alternância, porque as relações internas modificaram-se. Mas, para fora, no macro, essa alternância mais parece revezamento 4x100 em que mudam os corredores, mas não muda o time que está correndo.
Pô, chega disso, Duda!
Planejamento sério para o futebol já!
Tem que ter preparação física do clube, não do treinador!
Por uma mudança de verdade de uma vez por todas, senão corremos sérios riscos de ano que vem o bastão ir para as mãos de outro corredor da mesma equipe...

ps: 2º lugar no pódio dos Micos do Ano porque o primeiro é daquele que terminaria o campeonato brasileiro campeão com 18 pontos na frente do segundo colocado, que tem o maior roll de craques da história do planeta bola, que seria melhor que o Barcelona, que tem os melhores jogadores em todas as posições e que contrataria com um megaultrainvestidor os maiores craques, que tem mais sócios que o Real Madrid e que termina o ano lutando pela 6ª posição na tabela, contratando - mais uma vez! - o filho de seu presidente.

6 comentários:

José Renato Moura disse...

Tchê, o Grêmio está em nono, deve terminar o ano em décimo ou décimo-primeiro. Jogou fora 17 vezes, ganhou só uma, empatou quatro e perdeu doze vezes. Está com 48 pontos. Se tivesse ganho apenas mais uma fora, e empatado cinco, das doze que perdeu, estaria hoje em quarto lugar. Estou agradendo a Alá por ter arrumado esse xeque para levar de volta o Autori.

Hélio Sassen Paz disse...

http://heliopaz.com/2009/11/11/gremio-novo-tecnico-preservem-nossos-icones/

Hélio Sassen Paz disse...

Guga, Valentim e Jefferson,

Apareçam amanhã às 20h no Copacabana. Já participei do Encontros com a Direção quando o Paulo Deitos apresentou as categorias de base. Olha... Garanto que o trabalho é sério e altamente competente. Porém, como a metodologia é recente, os frutos ainda não poderão ser colhidos imediatamente.

É uma verdadeira aula. Fiquei bastante impressionado.

[]'s,
Hélio

Jorge Vieira disse...

Um belo roteiro será que daria um filme? Drama ou comédia?

giovani montanher madruga disse...

prefiro manter o renato como o ídolo de toquio, para não acontecer como foi com o de leon. também não acredito no renato como técnico.
apoio e endosso as críticas a direção. achei eles muito abaixo do prometido e continuo com a sensação que se não fosse pela intervenção do koff eles não estariam na direção.
não culpo o autuori, apesar de algumas opções e apostas erradas, ele foi mais vítima do que autor.
bom blog, começarei a acompanhar mais seguidamente.
abraço

Anônimo disse...

Mico maior é botar um colorado doente no lugar do Mauro Galvão, e ainda ex-sócio de um cara que trabalha nas categorias de base do Inter. Somos uns otários.