segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Grêmio é o MST do futebol gaúcho

Não, o Tricolor não chega nem perto da esquerda.
A maioria de seus membros diretivos é, inclusive, intrinsicamente ligada à direita, às camadas mais podres da elite gaudéria, com alguns apresentando, inclusive, uma certa dose de fundamentalismo xiita sempre que podem.
Mas, no que tange o tratamento que a imprensa tem dispensado nos últimos anos, MST e Grêmio são extremamente parecidos: só levam pau, com os "analistas" empreendendo dois pesos e duas medidas para cada ponta da corda.
Isso, hoje, pode ser facilmente percebido, visto que as situações de 2008 e 2009 no Brasileirão se assemelham em suas naturezas na dicotomia e antagonismos dos posicionamentos de los invictos de la prensa.
Pois ano passado o interzinho entregou para o São Paulo um jogo de lambuja. Aqui, em um post abaixo, pode-se ver escancaradamente o posicionamento de um dirigente moranguinho destilando seu ódio e recebendo guarida de um opinista de plantão nas vésperas do jogo (o fato de ele ter falecido, não nos isenta de opinião, certo?).
Pois os 3 a 0 passaram assim, sem grandes análises de todos estes que se julgam os maiores experts da paróquia, que se colocam como porta-vozes das torcidas, mas que, sempre que podem, usam no auge de suas pedâncias termos como "isso é coisa de torcedor".
Pois ninguém vociferou ou especulou, da forma que se está fazendo agora com relação ao Grêmio, sequer sobre se o interzinho entregou aquela partida.
Façamos, então, o famoso exercício do "e se": E SE FOSSE O CONTRÁRIO? E SE FOSSE O GRÊMIO PERDENDO DAQUELE JEITO PARA O SÃO PAULO? COMO SERIA A REAÇÃO DA IMPRENSA?
Pois, hoje, então, temos a resposta para este questionamento, bastando-se observar as reações na rádio inter (Band), dos megaespeculadores colorados da reportagem da Gaúcha e dos opinistas vermelhirrosas que demonstram toda a sua senilidade nesta mesma rádio e, bom, claro, da Guaíba, notória e conhecida por todos como casa de colorados.
Há uma baba escorrendo por aí, que já é visível na súbita elevação do Arroio Dilúvio, fruto da raiva desmedida de todos estes nos seus comentários e apartes nos microfones acerca de tal tema.
Podemos ir mais longe ainda nesta brincadeirinha do "e se".
E se fosse o interzinho campeão dos juvenis como foi o Grêmio, em vitória no último Grenal por 2 a 0? Que destaque se daria?
Em tempos recentes eles foram campeões de quase tudo nas categorias de base e isso era dioturnamente esfregado nas faces de todos, os grandes craques do futuro, valendo zilhões de euros, que somem do nada logo depois...
E se fosse no Grêmio? E se fosse no Tricolor que o seu presidente contratasse o próprio filho para o time principal?
E se esta situação fosse forçada internamente, e este garoto fosse escalado em alguns jogos, em partidas oficiais, depois fosse negociado com outro time brasileiro e acabasse em Portugal algum tempo depois, mas retornasse em seguida para ser o craque do Ararigbóia??? O que se diria?
E se este mesmo presidente virasse em seguida vice-presidente de futebol, assinando, agora, o contrato do filho - vejam só! - do outro presidente, que foi seu vice e que assinou o contrato de seu filho? O que se estaria dizendo por aí se isto ocorresse no Grêmio?
E se fosse o Grêmio a fazer por aí DVD's com erros de arbitragem que decidiram jogos importantes? Por muito menos se tachou o Tricolor como sendo um clube chorão no quesito arbitragem...
Outra, para eles, segundo lugar é ser campeão moral, para nós, diz-se sermos os primeiros dos últimos colocados.
E se fosse o Grêmio suspeito de comprar um jogo para se livrar do rebaixamento? Se fosse o Grêmio a jogar no estádio adversário com a torcida toda contrária gritando "marmelada!"? O que se diria?
Ah, não, claro... Afinal, o que dá para dizer já que compramos o Criciúma em 2003. Se diz isso sem lembrar o fato de que aquele jogo foi marcado pela Invasão Azul àquela cidade, quando colocamos mais de 8 mil pessoas nas arquibancadas do acanhado Heriberto Hülse. Foram mais de 60 ônibus lotados (o meu era de número 54). Empurramos o time, não tinha como perder.
Mas, não, a manchete de ontem, antes do jogo, era: interzinho terá mais torcida que o sport na ilha do retiro. Será mesmo que aconteceu isso???
E se...
E se...
E se...
É... Sob certa ótica, somos o MST do futebol gaúcho, e o interzinho é a Farsul, o agronegócio, com seus tentáculos midiáticos batalhando na construção do imaginário coletivo (adoro esta expressão!) sem cessar.
Reforma midiática já!

15 comentários:

giovani montanher madruga disse...

está ficando chato o comportamento da imprensa. defende os interesses da governadora prevaricadora e sua trupe amestrada na assembleia, não faz jornalismo para descobrir quem matou elton brum ou marcelo cavalcanti....
não demora muito estarão colocando dinheiro para o Grêmio ganhar do flamengo.
espero que a confecom encaminhe propostas para modificar essa realidade.

Roberto Stein disse...

Um episódio antigo tb sempre foi tratado pela nossa imprensa com desdém, as fugas do jogadores do CA ao anti-doping(Silvinho nos anos 80 e Alex nos 90), chegará o dia que isso vai ruir, blogs como este e a percepção da torcida de quem é o verdadeiro inimigo do Grêmio, a nossa força e a vontade da direção devem apontar para o futuro de uma rádio oficial gremista, aí eu quero ver eles pedindo água.

Eduardo Bernardon disse...

Excelente texto.

zeleandro disse...

Na boa, Guga.

Tua manchete é ridícula.

E tua postura, idem.

Lutamos o quanto deu, contra Cruzeiro e Palmeiras, mas, agora NÃO!!!

Entrega, Grêmio!!! Pela honra de ser gremista e vingar-se deles.

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Guga acho que você exagerou nesse comentário. O Grêmio subiu em 1992 graças a uma virada de mesa vergonhosa da CBF e por aqui ninguém da mídia comenta...

O Inter, na primeira sequência de derrotas que teve na temporada, os jornalistas já alardeavam crise.
O time ficou, no campeonato inteiro, apenas duas rodadas fora do G4 e se falou em crise, o Grêmio não passou nem perto e não foi criticado...

O Inter quando perdeu dois títulos seguidos se falou em crise, já o Grêmio que sequer disputou um único título na temporada não se falou em crise...

Eu, pessoalmente, acho que o Inter entregou para o São Paulo sim, mas o Grêmio perdeu a liderança naquela rodada porque empatou em casa com o Figueirense.

Não se esqueça que não é apenas o Inter que está disputando o título, mas há ainda dois grandes de SP. Por isso a pressão está grande! Domingo os jornalistas do centro do país já falavam que o Flamengo seria campeão porque dada a nossa rivalidade Grenal o Grêmio iria entregar!

Acho que vocês vão entregar e, se eu fosse gremista defenderia que entregasse mesmo!
Só façam bem feito porque dado os inúmeros interesses envolvidos pode acabar dando rolo para o clube!

De minha parte não vou culpá-los se o Inter não for campeão, pois o Inter vacilou feio em jogos fáceis em casa!

André Marins disse...

Grande Guga, é isso mesmo, defendo uma atitude forte do Grêmio contra esse tratamento nojento dessa crônica escrota com o tricolor, temos nossos próprios canais de mídia, já que eles lucram devido a nossa paixão, que nos tratem com mais respeito, caso contrário, que o Grêmio dê prioridade total para suas próprias mídias, quero ver por quanto tempo eles sobreviverão...

Guga Türck disse...

Olha, Zeleandro, minha postura é ridícula por quê?! Porque sou a favor do Tricolor jogar às ganhas?
Já disse e repito, sou TOTALMENTE CONTRA entregar o jogo. Que fique BEM claro. Já escrevi, inclusive, o que penso sobre isso em um outro texto recente sob título: "Torcer contra o Grêmio é patifaria". Então...

E, Jorge, claro que é um texto um tanto exagerado, é uma crônica. Mas o momento pedia isso.

Abraços e saudações!

Hélio Sassen Paz disse...

http://heliopaz.com/2009/11/30/se-entrega-pros-home-e-coisa-de-gaucho/

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Menos, companheiro, menos.... A Gaúcha e a RBS são tão gremistas que há campanha entre os colorados para cancelar a ZH, coisa que não existe na torcida gremista. Pergunto ainda qual é o time da elite?? Qual é a torcida que se diz superior e inclusive usa termos racistas com a torcida adversária??? Se tem torcida identificada com a Farsul, é a do Gremio, companheiro.
Quanto a entregar, lembre que o Inter disputava a Sulamericana no ano passado, jogava quarta e domingo, colocou time misto contra o São Paulo e foi campeão da Copa. Quanto ao Gremio, não vai entregar, não se preocupe. E isso porque não tem time para resistir e segurar sequer um empate com o Flamento. Vai perder ao natural, mesmo se esforçando. E se fizer corpo mole, vai sair goleado, coisa muito feia...

Guga Türck disse...

Os colorados acham que a Gaúcha é gremista porque são burros (pelo menos estes daí). Outra, qual o time da elite???
OS DOIS.
Sobre racismo não vou nem falar. Isso ainda vai ser tratado bem profundamente aqui pelo blog nos próximos meses.
E tu não leu o texto mesmo, né véio? Te encheu de raiva, babou e esqueceu do que estava escrito à medida que as palavras entravam na tua cabeça por um lado e saíam pelo outro. Aí tu escolheu meia dúzia de palavras e expressões e resolveu escrever este comentário palhão...
E esse papo de sulamiranda é boa. É ÓBVIO QUE ENTREGARAM O JOGO POR CAUSA DO GRÊMIO, ZÉ. Não vem com essa conversa fiada para cima de mim.
Se perdermos para o Flamengo, perderemos com dignidade, senão serei um dos primeiros a gritar. Nossos reservas vão jogar direitinho...

zeleandro disse...

Guga,

A manchete é ridícula por comparar o Grêmio ao MST. Não faz isso com o MST, carai.

O texto até compreendo, mas, cá entre nós, na mídia há gremistas e colorados. Acho mesmo que a RBS é mais gremista, mas isso não importa. De forma absoluta, são todos um monte de lixo.

Quanto a entregar o jogo: não gosto disso, mas dessa vez é uma ocasião muito peculiar. Não consigo imaginar os colorados comemorando o título por nossa causa, ainda mais depois do que eles fizeram ano passado. Seria humilhante demais, acho que largaria de ver futebol por um bom tempo...
Não dá pra combinar o resultado antes do jogo, o melhor seria vencermos e eles perderem, aí nem eles, nem o Flamengo (segundo time mais odiado pelos gremistas) seriam campeões.

Mas prefiro não arriscar.

Entrega, Grêmio!!!

Braços.

Guga Türck disse...

Rapaz, zeleandro, se tu soubesse como tem Gremistas no MST... Nos acampamentos chega a ser proporção de, no mínimo, 2 para 1.

Abraço e Saudações Tricolores!

Antonio disse...

A Batalha dos aflitos será esquecida para sempre, o que ficará na minha memória e na de quem gosta de futebol será a Vergonha da entrega.
Eu não sou torcedor de nenhum dos clubes que ainda tem chances , eu até que tinha uma simpatia pelo Grêmio, mas se a derrota vier, não tem com ser simpatizante com um clube assim.

Guga Türck disse...

Ahahahah, Antonio.
Essa foi boa...

teste disse...

Tô torcendo pro Grêmio, mas tá foda...