segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pequenas análises sobre o Grêmio

Goleiro
Victor precisa ficar, pagando-se o que seja necessário.

Lateral-direita
Não há um grande jogador, mas Edílson, Joílson e Mário Fernandes são um bom trio para suprir o mínimo na posição. Sem necessidade premente de contratação.

Zaga
Rodrigo e Ozéia formam uma bela dupla, se complementam. Tenho a impressão de que à medida que o entrosamento avançar estaremos diante de um dos melhores setores do Tricolor. Mário Fernandes poderia ser vendido, então. Rafael Marques precisa ficar, Saimon é peça também para ser utilizada e ainda temos Neuton. Sem necessidade de contratação se o Mário ficar e permanecer saudável.

Lateral-esquerda
Amaldiçoada. Neuton é o melhor da posição. Fábio Santos não pode ser titular, mas serve para grupo, assim como Lúcio, um jogador que permite mudança de esquema de jogo durante a partida. Dener foi muito bem no sub-20, Bruno Collaço não serve e Uendel é incógnita. Sem necessidade de contratação.

1ª Volância
Adílson ou Ferdinando - nunca os dois juntos. Ferdinando já mostrou que é inconfiável, Adílson pode servir. Henrique é incógnita. Necessidade extrema da contratação de um grande jogador para a posição, de bom passe e imposição física. Bataglia, do Boca, passou um ano lesionado, termina seu contrato dia 30 de junho, e os argentinos já disseram que pretendem renovar com o jogador de 30 anos por 3 anos. O mercado sul-americano - fora o Brasil - é o a ser explorado.

2ª Volância
Adílson. Fernando é opção, mas precisa provar ainda seu valor. Necessidade alta de contratação de um jogador para disputar titularidade, idem à 1ª volância, um estrangeiro sul-americano serviria. William Magrão não serve, é possibilidade de negócio, e só.

3º Homem
Fábio Rochemback ou Maylson, nunca os dois juntos. Prefiro o gordo Roca no momento. Leandro talvez seja o jogador mais indicado para a função. Hugo ou Douglas nesta posição é inveção. Não é necessário contratar.

Armador/Meia-atacante
Douglas, Hugo, Souza e Mithyuê - nesta ordem. Dois destes juntos, em extrema necessidade, variando-se esquema para 4-5-1, 3-5-2 ou 3-6-1. Não é necessário contratar.

Ataque
Borges e Jonas titularíssimos. Róberson pode funcionar. Bérgson precisa ser emprestado. William...pelamordedeus. Necessidade da contratação de dois jogadores, um atacante estilo Washington - que está dando bandeira - e outro de velocidade - outro que poderia ser suprido no mercado sul-americano, mas um jogador brasileiro vindo do exterior seria bem-vindo - Araújo (ex-Goiás) seria uma boa e faria uma bela "sombra" ao Jonas. Talvez, ainda, um terceiro jogador também poderia vir como aposta, de categorias inferiores ou de outras divisões brasileiras.


São análises feitas sobre o grupo de jogadores para suprir a preferência de um esquema de jogo 4-4-2, mas creio ser possível também montar um 3-5-2 decente.
Inegável que temos base sólida, na minha opinião, mas sem os acréscimos necessários, seremos apenas base, por conseguinte, medíocres, disputando, no máximo, a última vaga à Libertadores - com muito custo e otimismo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Indago quais os critérios adotados pela direção do Grêmio para os casos abaixo:

1. Atacantes temos só o Jonas e o Borges em quem se pode confiar. O resto não existe não temos banco para eles. Mandaram o Herrera adiante. Ruim com ele, pior sem ele, porque não temos ninguém. E ele tá metendo gol lá no botafogo. Pois é !

2. Ai o Jonas vai suspenso, o Borges se lesiona e jogamos com quem ? Com o Ruschel ? Quem sabe com o Meira por ali encostando no Duda ?

3. Mas tem mais. O Jonas vai a julgamento. Sou do tempo que a torcida conhecia o Jurídico do clube tanto quanto o próprio time. Julgamento importante, ia o homem top do setor. Quem é o homem top hoje ? Pois para o julgamento do Jonas foi um tal de Batista que depois soube que vem a ser empregado do clube. Tudo bem, deve ser bom advogado e tal, mas repito, sou do tempo que num caso destes ia um Cacalo, ia um Carlos Josias, ia um grandão que chegava lá e, puxa, absolvia todo mundo, como cansou de acontecer com o Danrlei, o Sandro Goiano etc. Hoje vai o Batista que ninguém sabe quem é, só falta ser o jogador aquele dos vermelhos. Não adianta ser bom, tem que ser o melhor, tem que ser ótimo puxa vida.

4. Tem mais. No inicio desta gestão no Jurídico colocaram o tal de Guerra que até pode ser bom advogado mas que a torcida não conhecia e, aliás, continua sem conhecer. Ai tiraram o cara do Juridico e mandaram ele assessorar o Meira. O Juridico ficou orfão e o Meira ganhou um capacho. Péssimo de entrevista, tanto quanto o Meira, ele ainda não sabe o que tá fazendo lá.

Então estamos assim
sem Juridico
sem Direção de futebol e
sem ataque,quer porque não tem banco quer porque se lesionam quer porque, suspensos, são sempre condenados.

É de doer !


Charles David

Anônimo disse...

PELA GRANDEZA DO GREMIO: Gostei da análise feita dos jogadores do Grêmio. ADILSON é um jogador razoável, jamais pode ser titular de um Grêmio Grande. Não dá. É fraco tecnicamente. Não acrescenta muito ao Grêmio na hora de sair com a bola. Quando ele chutou a bola em gol contra o Atletico MG o copo e a garrafa de cerveja se espantaram com aquela jogada. Não dá pessoal. O Adilson sempre, invariavelmente, chega atrasado nas bola nas quais os atacantes chutam em gol. É só olhar. Obrigado pelo espaço. Jorge Furtat- São Gabriel/RS

Anônimo disse...

Refaça tua análise. Temos "time" para brigar pela sulamericana a pau e corda. Jogadores de qualidade duvidosa empilhados aos montes - Ozea, william, edilson, joílson, rochembach, douglas...- e agora temos um fanfarrão que se acha o Djalma Santos. Se o Grêmio tivesse técnico e direção, Rodrigo e Hugo não jogariam mais no tricolor do sul - Hugo disse ter ficado triste por fazer gol no São Paulo. Vergonha, esse é o termo para definir o Grêmio. Vergonha...