terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Grêmio vem melhor em 2009

Importante, antes de começar a dissertar sobre os rumos que o Tricolor vem seguindo em 2009, traçar algumas linhas sobre 2008. Ano passado, estatisticamente, terminamos com campanha excelente no Brasileirão. Ser vice-campeão é sem dúvida alguma um grande mérito, ainda mais na era de pontos corridos. Mas, infelizmente, pelas circunstâncias - e eu sou daqueles que sempre observa o contexto das coisas para formular opinião -, marcou-se o ano mesmo pelas entregadas. Entregamos o Gauchão, Copa do Brasil e, mais evidente de todos, o Campeonato Brasileiro.
O mais interessante é que dá para se pontuar dois grandes responsáveis, em lados opostos, pelas nossas campanhas no ano que se passou: Celso Roth e Victor.
Não fosse o Roth e suas invenções e teríamos sido, no mínimo, campeões brasileiros.
Não fosse o Victor e teríamos terminado o campeonato em 10º ou 12º.
Mesmo assim, ainda considero o balanço positivo. Ainda mais que o departamento de futebol se manteve e pensou na qualificação de um grupo de jogadores que já era bom, mas que tinha deficiências. Ou seja, terminou-se com aquela história sempre furada de se construir um grupo por temporada...
Nossas maiores deficiências, dentro das quatro linhas, eram as laterais e a primeira função do meio-campo, aquela do volantão quebrador de bola. O ataque era contestável, mas funcionou por um bom tempo. Entramos 2009, então, sanando praticamente essas deficiências. Os laterais contratados não são nem perto piores dos que se tinha. Passadas duas rodadas no Gauchão, já dá para se bradar com certeza: Ruy é a grande revelação, é infinitamente superior a Paulo Sérgio, aliás, tentar fazer essa comparação é uma ofensa a Ruy e à inteligência dos Gremistas. Na esquerda, Fábio Santos é melhor do que Pico e Hélder somados. Jadílson já se conhece e sabe-se que é um bom jogador.
Para a primeira função do meio-campo, veio Diogo, do Figueirense, sobre quem ainda é muito cedo tecer considerações, mas viu-se um bom jogador surgir das categorias de base, no Brasileiro Sub-20, chamado Paulinho, e outro na Copa São Paulo, Tiago Dutra. Sinceramente espero que não se contrate ninguém para esta posição, mas que se invista na base. Há, ainda, Adílson, sempre irregular desde que surgiu, mas que terminou 2008 em alta.
No meio, Souza começou 2009 na pré-temporada, não chegou na metade com o bonde já andando, e isso faz muita diferença. Permitiu ao nosso comandante testá-lo em várias posições e acostumar-se com a idéia de jogar com ele e Tcheco juntos, no meio, e não com Souza na ala. Está dando certo até o momento, aliás, creio que se achou a verdadeira posição de Tcheco no 3-5-2.
Na frente, mais um acréscimo de qualidade com Alex Mineiro, com o retorno de Jonas - impressionante como dá certo isso com o Grêmio, emprestar jogadores por um ano para depois eles retornarem mais experientes -, a manutenção de Reinaldo e as possíveis contratações de Herrera e Maxi Lopez. Me agrada muito a quantidade de opções que vêm se constituindo para variações de esquema e de momentos nas partidas e batalhas que teremos pela frente. Alguém parece, finalmente, estar pensando nisso lá dentro, nos bastidores do nosso Olímpico Monumental.
O mais importante, no entando, é que grandes times são feitos de jogadores excepcionais em seu elenco, e não será necessário contratar ninguém para essas "vagas": Victor e Réver são jogadores extraclasse. Resta nestes dois o grande e espetacular mérito de Rodrigo Caetano e da política de futebol do deputado Odone.
E falando em defesa, some-se Rafael Marques, um bom jogador, melhor que Pereira e Jean.
Quer dizer, o vice-campeão brasileiro de 2008 está melhor. Muito melhor.

Já no reino rubro da imprensa gaudéria, o ano começa como todos os outros anos desde 2005: o Grêmio tem grupo fraco, precisa contratar, contratar e contratar. Quando contrata, são jogadores fracos, sem expressão. Secam até as especulações. Quando tropeça nas primeiras rodadas, é sinal de urgência, quando vence, é sinal de que os adversários são fraquíssimos. Quem surge da base ainda é verde, sem experiência e supervalorizado - ou seja, não presta para a equipe principal. Já do outro lado está o supermelhortimedoplanetaesistemasolar. Com os melhores atacantes do mundo, sem espaço para o Robinho no 11 inicial - sim, eu ouvi isso! Celeiro de craques, ano após ano surgindo revelações, os melhoresjogadoresdoplanetaesistemasolarsub-20 - a final antecipada da Copa São Paulo deste ano foi declarada por aqui como sendo o jogo São Paulo x megaesquadrarosa. Venceu o São Paulo, e este, por sua vez, perdeu pra quem? Para o Atlético-PR, quase eliminado pelo "fraquíssimo" time do Grêmio...
Eles não mudam. E nós vamos terminar na frente mais uma vez!

Dá-le!

*sobre Roth, concordo com tudo o que ele vem fazendo até o momento em 2009. Vou apostar na possibilidade de um ser humano evoluir com o tempo, com certeza. Mas 2008 é muito mais uma mancha em sua carreira do que um mérito.

12 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a melhor notícia do Imortal nestes dias é o defenestramento do deputado metido a líder esportivo do comando da tal arena. O Comando ficou com Preis e outros bacanas, vamos ver como fica. No limite acho que esta em curso um movimento para implodir a novo estádio - só uma hipótese.

Anônimo disse...

O ODONE VAI VOLTAR EM 2010 PRA SER O PRESIDENTE QUE INAUGURARÁ A ARENA, E NO DIA QUE TOMAR POSSE, FARÁ A LIMPA NA GRÊMIO EMPREENDIMENTOS, O HOMEM TÁ COM O SANGUE FERVENDO, E O PIOR, DEPENDENDO DE COMO FOR A GESTÃO DUDA, ELE GANHA DE LAVADA NOS SÓCIOS.

Anônimo disse...

A prioridade do político Paulo Odone será a reeleição em 2010, que não será fácil. Lembrando que as duas, a do Imortal e a para deputado, serão no mesmo período, como o Odono é um político profissional sua preferência a para deputado, que eu espero seja para federal para ele ficar bem longe em Brasília.

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

"E nós vamos terminar na frente mais uma vez!"

- Mais uma vez? Como assim?

2008 - Inter (3 títulos); Segundinos (nada)
2007 - Inter (Recopa); Segundinos (Gauchão)
2006 - Inter (Libertadores e Mundial); Segundinos (Gauchão)
2005 - Inter (Gauchão e Garfeado no Brasileirão); Segundinos (estavam na Série B)
2004 - Inter (Gauchão); Segundinos (nada e rebaixados)
2003 - Inter (Gauchão); Segundinos (nada e quase rebaixados)
2002 - Inter (gauchão); Segundinos (nada)

Detalhe: de 2002 à 2005 os Segundinos sequer foram para a final do Gauchão!

Aó o Segundino vem dizer q vai ficar na frente do Campeão de Tudo mais uma vez?
Fala sério! KKK

Guga Türck disse...

2002 - paramos na semifinal, perdendo só para o campeão do Brasileirão daquele ano
2003 - fomos até a semifinal da Libertadores, perdendo nos pênaltis, numa decisão muito controversa do juiz de voltar uma defesa do nosso goleiro
2004 - realmente, péssimo ano
2005 - este é o ano mais emblemático, nosso título da segundona ofuscou a excelente campanha do interzinho no Brasileirão, e isso deixava os moranguinhos loucos!
2006 - é, este foi o ano do inter caldas
2007 - fomos vice-campeões da Libertadores e terminamos na frente no Brasileirão
2008 - sem comentários! Ficamos quase 20 pontos na frente, sem falar que, não fosse o nosso treinador, estaríamos com mais uma taça no armário

Por favor, procure outro blog de vermelhinhos para tratar destes temas, isso aqui é casa de Gremista. Qualquer outra coisa que queiras debater, vamos lá, mas no futebol, me reservo o direito de deletar comentários indesejáveis, ok?

Anônimo disse...

Concordo plenamento com o seu post. O grêmio está renovado, e consequentemente, muito melhor.

agora diz temos um time digno de campeão.


Há dois post sobre o primeiro e o segundo jogo do Tricolor Gaúcho no Gaúchão 2009. Breve, postarei algumas novidades. Fique atento. Obrigada x)

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Primeiro de tudo peço ao blogueiro q se ñ quer comentários em seu Blog q então faça um q ñ permita nenhum tipo de comentário, pois do contrário ficaria mto envergonhado como militante de esquerda q sou, de ver um das minhas fileiras me censurando e dando razão pra direita cínica e escrota q nos acusa de ditadores e intolerantes!

Posto isso e na esperança de q o amigo ñ de razão as críticas da direita cínica vamos ao debate futebolístico q espero seja publicado:

Primeiro algumas correções:
- foi em 2002 q o Segundino foi até a semi-final da Libertadores e foi enrabado pelo Olímpia com direito ao Enciso mostrar a camisa do Inter por baixo do uniforme do clube paraguaio (KKK)
Neste mesmo ano foram surrados na semi-final do Brasileirão pelo Santos (3x0 na Vila)
- em 2003 o Segundino foi eliminado nas quartas de final pelo Independiente da Colômbia (KKK)
E no Brasileirão só ñ cairam pq o Corinthians veio aqui entregar o jogo.
- em 2007 foram surrados na final da Libertadores.
- em 2008, ao melhor estilo de um clube de Série B, entregou um campeonato ganho: 11 ptos na frente do SP! Se fosse no Gigante ia dar crise: treinador demitido, pernas de pau dispensados,... isso ajuda a entender pq um ñ cai e o outro já foi duas vezes pro vale dos mortos! KKK

Hum então quer dizer q campanha virou mais importante q título? KKK
E pior ainda: a Série B mais importante do q a Série A, q em 2005 até as pulgas do teu cachorro sabe q foi roubado do Colorado, e q mesmo q ñ tivesse sido, foi essa campanha "ofuscada" pelo invejado título da Série B do Imortal Segundino (tsc!) q ganhamos o q ganhamos em 2006.

As listas confrontadas ñ deixam dúvidas do balanço: qdo os títulos do Inter ñ foram mais importantes o Grêmio ñ ganhou nada!

Agora se apesar de tudo isso este é o pensamento de vcs, só mostra q ñ passam mesmo de torcedores de um clube de Série B. Sim pq só clubes de Série B q se contentam com campanhas e dão a elas status de título! KKK

Anônimo disse...

2008: Ano bom, ano ruim (KKK)

1) Ano "bom" dos Segundinos:
- Eliminado, em casa, na 2ª fase do Gauchão, pela Filial;
- Eliminado, em casa, na 2ª fase da Copa do Brasil, pelo poderoso Atlético/GO da 3ª divisão;
- Nenhuma vitória em Grenal e surrado no último em apenas 45 minutos;
- Flanelinha do São Paulo no Brasileirão, tendo entregado um campeonato em que esteve 11 pontos à frente, se transformando no maior Cavalo Paraguaio da História.

2) Ano "ruim" do Inter:
- Campeão da Dubai Cup, em cima do bi-campeão italiano;
- Campeão Gaúcho massacrando a Filial na final;
- Campeão da Sulamericana, ganhando com 10 do clube que o Grêmio entregou pra 7;
- Nenhuma derrota em Grenal e massacre de 4 a 1 no último.

Guga Türck disse...

Bah, velho, não mistura as coisas!
Futebol é meu lazer, meu passatempo, não minhas convicções, meu estilo de vida.
Eu disse que isso aqui é casa de Gremista, e tu estás entrando aqui e tirando onda, "pixando as paredes da minha casa" com essas provocações... Sobre futebol, não quero discutir com colorado, não me venha com essas analogias de "anti-democracia", de dar razão à direita... Tu que veio aqui, dentro da minha casa e me pixou.
Não mistura, é só futebol, é paixão, e isso não se discute com argumentos, não adianta.
Sinceramente te espero aqui por outros tipos de debate, ok? Até porque te acompanho nas discussões do Cão Uivador e admiro bastante as tuas posições.
Mas, por favor, respeita a minha casa...

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Caro Guga: as "pixações" fazem parte desse lazer, desse passatempo, dessa paixão chamada futebol! Sem elas simplesmente ñ haveria a mínima graça!

Qtas vezes vc ñ flauteou os colorados nos bons tempos do Grêmio nos anos 90? Só q futebol é assim meu caro, mto do q vai volta, assim como bumerang, cedo ou tarde! É preciso saber lidar com isso!

Nunca fugi das "pixações" nos tempos de vacas magras do Colorado, q justiça seja feita nunca desceu tão fundo o poço nos seus tempos de secura!
Tenho um grande amigo gremista q sempre vinha na minha casa "pixá-la" e nem por isso me senti ofendido!

O q tenho notado é uma dificuldade enorme dos gremistas de aceitar a realidade atual e dentro disso a intolerância tem sido reinante! Mtos têm apelado até a violência física, outros se sentem ofendidos, outros tentam argumentar e soltam pérolas e por aí vai!

Ñ por acaso são odiados e chacoteados no centro do país, enqto o Inter e sua torcida são vistos com simpatia!

Se liga enqto é tempo meu caro!

Guga Türck disse...

Bah...

Anônimo disse...

Guga! Caiu uma mosca na tua sopa.