terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O PAC estadunidense

Como é importante saber uma outra língua.
Como é importante entender as nuances de linguagem, os termos coloquiais, os signos e significados de um idioma estrangeiro.
Assim se estuda um povo, a sua história. Passa-se a entender diretamente, sem atravessadores, o que realmente está acontecendo.
Quem simplesmente traduz coloca a sua interpretação e facilmente engana e manipula o seu interlocutor que não tem a mínima idéia do que aquela linguagem significa - ouve-se apenas barulhos, sons estranhos de uma língua enrolada.
Pois ontem assisti na CNN a íntegra da entrevista coletiva de Barack Obama. Ninguém me disse nada, ninguém interpretou nada para mim - ouvi e entendi.
Sabe o que o primeiro presidente negro da história dos EUA está planejando?
Aumentar os gastos sociais, investir em obras regionais de infra-estrutura e fazer girar a economia pelos investimentos diretamente nas comunidades.
Nas suas palavras, o que os conservadores chamam de gastos ele chama de incentivo. Disse ser impossível crescer sem que o dinheiro gire nesses lugares.
Será que há alguma semelhança com o que o nosso governo anda fazendo por aqui?
Alguém leu este tipo de comparação feita por algum opinista empregado da mídia hegemônica?
Que tipo de impressões será que esses caras vão tentar passar agora para os brasileiros sobre o que Obama vai fazer nos EUA?
Será que os babões-de-ovo dos estadunidenses o vão deixar de ser agora que o cara anunciou que vai fazer o mesmo que o Lula vem fazendo?
Veremos nos próximos capítulos...

9 comentários:

Cé S. disse...

Imagino que esse tipo de coisa torna a existência mais tormentosa para aqueles que amam odiar o Brasil e babavam para a política dos EUA, aquela que levou o Império ao desastre econômico. Mas sou realista, e sei que Miriam Leitão está longe de perder o emprego.

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Eu vi a Zero Hora chamar de INVESTIMENTO o dinheiro destinado pelo governo federal para as montadoras. Qdo é reajuste para servidores e aumento das aposentadorias aí eles chamam de gasto!

E o PAC do governo Lula fala sério né... o cara dá até o dinheiro do FGTS dos trabalhadores para o empresariado! Eu ñ aplaudo mais esta transferência de renda dos pobres para os ricos! E tb ñ alimento nenhum tipo de ilusão no governo Obama!

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Q belo exemplo de progressismo hein Guga?

Se utilizar dos expedientes da direita mais escrota e reacionária da História e censurar meus comentários...
Deste jeito o camarada vai perder a moral para criticar Pinochet, Médici,...

E isso q em nenhum momento em comentário algum utilizei palavras de baixo calão ou parti para ofensas pessoais.

Q isso companheiro?

Guga Türck disse...

Tu tá ultrapassando as fronteiras do bom senso vindo aqui na minha casa e deixando piadinhas infâmes contra o Grêmio, cara. Aqui não é espaço especialmente pra isso.
Se continuar, vou continuar deletando, se insistir, vou moderar os comentários.
Quer discutir, discute, argumenta, pode até usar palavrão. Agora, piadinha é tão ou mais agressivo.
Já te falei, me respeita, respeita o espaço dos outros. E essas piadinhas são ofensas pessoais, sim, contra todos os gremistas que aqui frequetam, como não???

Anônimo disse...

Lá no Cão o Jorge também enchia os comentários de piadas sem graça contra o Grêmio e os gremistas. E eu, na ilusão de "ser democrata", deixava passar, respondia. E o pior de tudo: às vezes o post era sobre um assunto que nada tinha a ver com futebol, e o tema do debate nos comentários passava a ser a resposta a essas piadinhas. Como disse o Jorge Vieira, é o "Maia dos blogs gremistas".
Mas foi só anunciar que eu passaria a realmente moderar os comentários que ele baixou a bola: deixou comentários sobre política - obviamente publicados - e o único sobre futebol, não. E isso não é "anti-democrático", visto que há dezenas de blogs colorados para que eles deixem suas piadinhas sem graça!

Anônimo disse...

Ah, e realmente é interessante verificar qual será a reação da mídia ao "PAC" dos EUA...
Certamente apenas noticiarão, sem fazerem comparações com o Brasil, para não darem a entender que o Lula está certo.

Anônimo disse...

Isso aí Guga, botou ele no seu devido lugar!

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Camarada Rodrigo a resposta q dei ao Guga no post mais abaixo, e q felizmente ele publicou, tb dirijo a vc.

Agora falando em política há um equívoco aqui meus camaradas: a mídia ñ é contra o PAC. A única ressalva q ela, como porta-voz das oligarquias brasileiras, faz é q tem q terminar de fazer as reformas neoliberais: trabalhista, previdenciária, etc; q é sempre bom salientar: ñ se pode duvidar q o governo vá fazer! Afinal parte da Previdência ele já privatizou em 2003 e graças ao mensalão escapamos da Reforma Trabalhista em 2005 q já havia sido pactuada entre governo, sindicatos pelegos e o empresariado.

Anônimo disse...

É uma torcidinha arrogante e elitista essa vermelhinha, ainda bem que torço pro Grêmio, o clube do povo do Rio Grande do Sul!