segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E viva a democracia!

Mas que baita ditadura esta, tchê!
Da Revista Fórum

Chávez perde na capital venezuelana, mas vence em 17 dos 22 estados
Por Redação [Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2008 às 10:35hs]

O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, perdeu o controle da prefeitura metropolitana da capital Caracas. As eleições realizadas ontem, 23, apontam que os venezuelanos elegeram um total de 23 governadores e 328 prefeitos, além de 233 legisladores regionais. As informações são da BBC Brasil.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o governo de Chávez venceu em 17 dos 22 estados em disputa. Os resultados correspondem a 95,67% das urnas apuradas.

Foi registrado empate técnico nos estados de Carabobo, Táchira e no município de Sucre – o mais populoso da região metropolitana de Caracas, que inclui cinco municípios. Por isso, o CNE só anunciará os resultados depois da totalização de todos os votos.

A surpresa da jornada eleitoral venezuelana foi a prefeitura metropolitana de Caracas – segundo posto mais importante do país, depois da Presidência. Antonio Ledezma, antigo líder opositor, venceu com 52,45% dos votos o candidato chavista Aristóbulo Isturiz, que obteve 44,92% dos votos. Ambos já foram prefeitos da cidade.

As longas filas registradas ontem obrigaram alguns centros de votação a permanecer abertos até as 22h (00h30 de Brasília), por determinação do CNE. A legislação venezuelana prevê que as urnas não podem ser fechadas enquanto houver eleitores na fila de votação. De acordo com o CNE, a participação nessas eleições ultrapassou o recorde histórico com mais de 65% do total de 17 milhões de eleitores.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso ai, dá-lhe Chávez.
E fora Roth.