terça-feira, 20 de julho de 2010

O galinheiro nas mãos das raposas

Há, sim, muitas coisas funcionando neste governo Lula. Se partirmos para a comparação com outros governos, então, fica até difícil criticar.
Mas não me pauto por esta lógica e observo que nenhum governo que se entregue para a direita como este, dos dois mandatos, jamais será sequer satisfatório.
Lula tem se tornado o líder da estagnação.
E o PT é o operador de um processo de distensão do radicalismo de direita, que queria acabar com tudo de uma vez por todas. Mas não, o PT não deixou isso acontecer. Acalmou os ânimos de todos os lados, arrumou lugar pra todo mundo embaixo das saias do governo e segue paulatina, calma e tranquilamente a agenda da direita - só que com algumas concessões, sem o radicalismo tocado por PSDB, PMDB, DEMo e cia.
A perder com isso, somente os mesmos de sempre - só que agora, repito, não tudo de uma vez, vai devagarinho, anestesiando-se, indolor...
Pra corroborar a tese, vai aqui um pedaço de texto de um artigo que tirei do Terra Magazine, que deu nós em meu aparelho digestivo, me entristeceu mais, muito mais do que eu já vinha me tornado acompanhando a política partidária deste país.
Do Blog da Amazônia:

Na terra do seringueiro Chico Mendes e da senadora Marina Silva (PV-AC), ambos símbolos internacionais do movimento ambientalista em defesa das florestas da Amazônia, Kátia Abreu foi muito aplaudida por fazendeiros e autoridades petistas ao defender abertamente a derrubada de florestas para a expansão pecuária.

- Não se planta arroz em cima de árvores. Não se cria bois em cima de árvores. Infelizmente ou felizmente, as áreas precisam ser abertas para a produção de alimentos. Quem dera fôssemos capazes de produzir comida sem ter que desmatar uma área, sem ter que arrancar do chão nenhuma espécie de plantinha. Seria um milagre extraordinário. Infelizmente, nós não somos capazes ainda de descobrir uma tecnologia que evite a abertura de áreas.


Algumas lágrimas escorrem ao findar da leitura desta declaração.
Até porque, no final, meu voto não vai valer nada mesmo, apenas para, num segundo turno, decidir se quero morrer agora rapidamente com grande sofrimento ou parcelar isso tudo em 24x sem juros...

2 comentários:

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Bom post Guga!

O Governo Lula se compara tanto com o de FHC porque não pode se comparar com os de Hugo Chávez e Evo Morales. Estes, apesar dos vacilos típicos de quem não representa autenticamente o socialismo, são inegavelmente governos que podemos chamar de progressistas.

Talvez possamos dizer que Lula foi um neoliberal mais eficiente do que FHC. Mas qual a vantagem?
Privatizou mais estradas do que FHC, proporcionou recordes de lucros aos banqueiros, entrega vultuosos recursos do BNDES para as grandes empresas, assentou menos, chamou os sem-terras de vândalos e os usineiros de heróis, enfim são tantas traições que dá para escrever um livro.

http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/01/porque-lula-e-o-cara.html

Anônimo disse...

Como é triste saber(lembrar) disto. Nós(eu no caso) que banderiei, fiz campanha para eleger o Lula e em consequência o PT. Já estou fora disto a muito tempo e como dói ver isto.
Fica o velho ditado para estas eleições: Dos males o menor...( alguém pode me ajudar nesta dúvida? qual será o menor?).

()Nulo Neles.
()Pelegos eles.
()Burros nós.
()o que será que será.