quarta-feira, 12 de março de 2008

"Chávez sí, Uribe no!"

O ANGU QUE A MÍDIA QUER QUE VOCÊ ACEITE COMO SENDO MAIONESE
Laerte Braga
O jornal "LA JORNADA" noticiou que 200 mil pessoas participaram de marcha em Bogotá contra o governo de Uribe e a palavra de ordem era simples "Chávez si, Uribe no". O Movimento de Vítimas de Crimes de Estado é organizado por Iván Cepeda, filho de um jornalista e senador comunista morto em 1994.
O protesto exigia a apuração dos crimes cometidos pelo governo da Colômbia contra civis, lideranças de oposição e sindicalistas, mostrando a estreita aliança entre os grupos chamados paramilitares (ligados ao tráfico) e o presidente Álvaro Uribe, ele próprio denunciado por organizações policiais e de inteligência dos Estados Unidos como paramilitar e traficante.
Segundo o LA JORNADA, "200 mil pessoas, só na cidade de Bogotá, gritavam 'Chávez sí, Uribe no!' e acusavam o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de 'lacayo imperialista'. Entre os manifestantes, havia uma delegação do partido Pólo Democrático Alternativo, partido considerado de esquerda na Colômbia, e do prefeito da cidade, Samuel Moreno, membro do Pólo Democrático Alternativo. Moreno disse que as manifestações ocorreram sem violência e destacou o clima de 'tolerância'. Também participaram da passeata centenas de pessoas que foram obrigadas a abandonar seus lares, além de vítimas do conflito, entre eles o professor Gustavo Moncayo, pai de um dos soldados seqüestrados pela guerrilha das Farc".(...)


*Mais fotos sobre a mobilização de 6 de março na Colômbia e em outros países AQUI.
**Leia a íntegra no Dialógico

Nenhum comentário: