sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Blogs da resistência

Nos últimos meses, foram vários os posts e vááááários os comentários sobre a situação financeira caótica que vive a ULBRA. Os salários de funcionários e professores estão atrasados e - pelo que se leu nos comentários dos posts aqui do Alma - o assédio moral corre solto pelos corredores da "universidade".
Pois saiu um blog sobre o tema, o Crise na ULBRA:
- http://crisenaulbra.blogspot.com/
Já está na nossa lista.

Outra situação de luta dos últimos meses se refere à situação fundiária urbana de Porto Alegre. Sem maiores explicações, há um megaprojeto pretendendo transformar a massa falida do Estaleiro Só, às margens do Lago Guaíba, em um grande empreendimento imobiliário. As explicações são aquelas esfarrapadas de sempre, dizendo que se vai qualificar a localização, que o acesso será irrestrito, que se aumentará a oferta imobiliária, haverá espaço de convivência comum... Ou seja, conversa pra boi dormir e acordar depois com os espigões levantados pra meia dúzia de afortunados porto-alegrenses. As questões ambientais, como sempre, são relevadas a segundo plano quando o poder econômico resolve agir, e não se tem um estudo de impacto ambiental que não seja dos próprios proponentes do projeto. E o mais interessante é que a maioria dos vereadores da Câmara Municipal é contrária ao projeto, mas este insiste em entrar em pauta por lobby sabe-se lá de quem (imagina de quem, né?). Bom, o fato é que há dois dias houve manifestação na câmara em virtude da votação do projeto. A pressão popular surtiu efeito e o pleito foi barrado. Fiquemos de olho através de mais um blog de mobilização:
- http://salveopampa.blogspot.com/

E, para quem não sabe, porque não é noticiado, o bicho também está pegando no TJ-RS. Histórias de assédio moral, liminares, suspensões, peleguismo sindical, ameaças e atos de greve, denúncias de nepotismo, censuras a alguns blogs, mudanças de carga horária, um rebu só. O "estranho" é que a mídia corporativa nem pia a respeito. Daí, saiu outro blog:
- http://movimentoindignacao.zip.net/

A coisa está braba no Rio Grande véio de guerra. Pra terminar, então, o post, um pouco de descontração com uma bela charge do Kayser:

"Descontração"?! Ops, quer dizer...

Nenhum comentário: