quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Um discurso digno

"As empresas brasileiras têm grandes investimentos, rodovias, ferrovias, siderurgia, portos, agricultura. Trabalhamos honestamente por seis anos para por a economia num padrão respeitável no Brasil inteiro. É por isso que juntamos US$ 207 bilhões em reservas. É por isso que fizemos ajustes fiscais. Entretanto, por que estamos vivendo sinais da crise? É porque alguns setores resolveram investir em derivativos, fazer um cassino. Portanto quem foi para a jogatina perdeu. Ninguém tinha o direito de tentar, diria de forma ilícita, mais que aquilo que o próprio sistema produtivo oferecia ao país", disse o presidente

Lula enfatizou que os setores da economia devem concentrar seus esforços em ganhar dinheiro com a produtividade. "O sistema financeiro tem obrigação de ganhar o seu dinheiro em coisas que gerarão empregos, produtos, riqueza. Não podemos permitir que o sistema financeiro mundial brinque com a sociedade. Não podemos admitir que alguém fique rico apenas trocando papéis(...)."


6 anos para dar o discurso dos sonhos, digno de um presidente representante de um país independente. Foi um longo período que deu segurança para que Lula pudesse expressar realmente o que se espera de uma pessoa em sua posição contextualizando-se a história do Brasil.
Pariu-se o político. Agora, que as políticas públicas sigam este caminho de transformações, não de paliativos, como tem se configurado o mandato de Lula.

*Leia o post no Diário Gauche.

Nenhum comentário: