sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Desrespeito aos direitos constitucionais dos servidores do Judiciário

Recebido por e-mail, retirado do site Espaço Vital
Por Geovana Zamperetti Nicoletto,
escrivã no Foro de Caxias do Sul

"Estou novamente escrevendo neste vital espaço, pois, a situação que estamos vivenciando (servidores da Justiça) é de total desrespeito em relação aos direitos constitucionais.

Estamos há mais de quatro anos sem qualquer reposição salarial -, nem se fala em aumento real. É lamentável que a alta cúpula dos poderes do Estado estejam somente se auto concedendo e concedendo a alguns significativa verba/subsídio que elevarão os vencimentos em até 90%. E, é bom lembrar que a notícia corrente é que o Estado está falido.

Será que na rubrica que é lançada o pagamento desses valores não existe previsão para aumento dos vencimentos dos demais trabalhores do Judiciário e outras categorias?

Vale lembrar, ainda, que a justiça somente se efetiva com a nossa mão-de-obra que é composta de profissionais altamente qualificados em termos teórico e prático.

Aos invés das negociações progredirem para um entendimento satisfatório, somente somos vítimas de pressão e assédio, de ameaça de corte de ponto.

Ninguém se nega a trabalhar; muito pelo contrário, despendemos horas a mais durante o dia, para dar conta da carga excessiva de trabalho e pressão que sofremos -, privando-nos, muitas vezes, de nossa vida pessoal, da convivência familiar,

Essas atitudes só tem gerado cansado, estresse, afastamento por doenças decorrentes do trabalho. A administração superior não se sensibiliza com essa situação. Somente recebemos, como mérito, por todo o esforço despendido, descaso, falta de incentivo, salários insuficientes; enfim, não existe estímulo para que a prestação de serviço à sociedade seja melhor. Além de salário digno, falta-nos ainda estrutura, pessoal, incentivo profissional, enfim, melhoria da nossa auto-estima.

O Poder Judiciário não é composto apenas de magistrados. A justiça se efetiva com a nossa atuação forte e competente e por tudo isto, nós servidores, devemos ser respeitados e melhor valorizados. Repito: estamos há mais de quatro anos sem reposição salarial e isto não é justo, nem legal, portanto, inconstitucional.

Tantos anos na atividade que desenvolvo e não lembro de situações semelhantes no passado. Mas, o importante é acreditar que o dia de amanhã sempre será melhor e crer que a união faz a força. Por isso é importante que a sociedade saiba da nossa situação. Embora toda a situação exposta, continuamos desempenhando com afinco e dedicação as atividades diárias. Enfim, somos profissionais responsáveis e que vestem a camiseta, sempre tendo como norte a consciência da nossa função social.
"

No final do e-mail estava escrito sobre a autora do texto: "Outra corajosa, além dos outros dois colegas que foram suspensos por 60 dias por denunciar o nepotismo ou escrever contra a Presidência do Tribunal".

3 comentários:

Regina Ramão disse...

Oi, Guga;

Assim como fizeste a galeria dos caras na sidebar, podias criar a galeria "das" caras também, senão vão acabr dizendo que este é o clube do Bolinha.

Abraço

Re

Guga Türck disse...

Re, com certeza.
Eu e a Têmis vamos colocar umas figuras femininas por ali também.

Grande abraço!

Têmis Nicolaidis disse...

Estamos aceitando sugestões de nomes femininos Regina!!