segunda-feira, 3 de março de 2008

O Império mostra as suas garras

Em uma ação sem precedentes, nesse sábado, o Império estadunidense mexeu mais uma vez os seus peões no tabuleiro da vida.
O exército colombiano, chefiado pelo presidente Álvaro Uribe - o qual tem histórico de aproximação com narcotraficantes, inclusive Pablo Escobar -, invadiu território equatoriano para assassinar um dos representantes das FARCs, conhecido braço paramilitar de uma insurgência de esquerda no continente.
O alvo foi o porta-voz da guerrilha, Raúl Reyes, responsável, digamos assim, pelo contato diplomático dos insurgentes.
Equador e Venezuela já romperam suas relações com o território estadunidense de nome "Colômbia", colocando, inclusive, tropas nas fronteiras com o posto avançado do Império.
As primeiras tentativas de manipulação das informações sobre o ocorrido davam conta de que Reyes e mais 20 membros das FARCs teriam morrido em confronto, mas, à medida que os equatorianos foram novamente assumindo o controle de seu próprio território, outros pontos-de-vista vieram à tona.
Já se sabe que o acampamento foi bombardeado e que o número 2 da guerrilha morreu dormindo.
Alguns sobreviventes foram executados, como foi o caso de um corpo encontrado ao largo do local, crivado de balas nas costas.
Esta é mais uma ação de um Império que não tem medo de extrapolar autonomias territoriais e soberanias de Estados constituídos.
Se precisar invadir, invadem. Bombardear, bombardeiam.
A "limpeza" é feita na seqüência, pela própria mídia.
Como será que se desenrolará isso tudo, agora que há Estados fortes e bem instituídos como Venezuela e Equador envolvidos?
Que se aguardem os próximos capítulos...

Este post veio depois de diversas leituras dos seguintes blogs:
- Diário Gauche
- Na Periferia do Império
- Vi o Mundo
Clique nos nomes e vá lá também.

Um comentário:

Na Periferia do Império disse...

O Blog está bem bacana. Gostei da cara nova.Parabéns.

Um abraço da Periferia do Império