sábado, 22 de março de 2008

Ridículo

Não fui no jogo de quinta.
Não pude ir por razões de saúde, mas ouvi na íntegra pelo rádio.
Os moranguinhos da imprensa estavam um tanto impressionados com o silêncio nas arquibancadas.
Diziam que a Geral não estava cantando, que o pessoal estava sentado, quieto.
Ninguém sabia o porquê.
Especularam, especularam, até que alguém "presenteou" os maravilhosos jornalistas da mídia guasca com um e-mail informando-os - que maravilha a internet! Melhor que o telefone!
A iniciativa do silêncio na arquibancada foi um protesto.
Uma ação contra mais uma atitude imbecil de um grupo que já toma conta do Grêmio há mais de uma década.
Houve a determinação de não permitir a entrada das chamadas barras (faixas verticais) e a colocação das faixas no parapeito superior em virtude da necessidade de visibilidade do patrocinador - no caso, a Unimed.
Oras... Que é preciso fazer caixa com patrocínio no estádio, isso é óbvio, mas a se chegar a este ponto, não sei se vale a pena.
Seria necessário considerar um série de fatores.
Primeiro, quanto custa o patrocínio naquele setor do estádio?
É mais caro que em outros setores, em virtude das câmeras das televisões estarem sempre voltadas ao show daquela torcida?
Se sim, é repassado algo para aqueles que "trabalham" pela valorização daquele espaço?
Se não, o valor mensal é maior do que o valor que aquela torcida ajuda a arrecadar no quadro social do clube?
Especulo que deva haver cerca de 20 mil associados diretamente em virtude da Geral, resultando um montante de cerca de um milhão de reais mensais para os cofres...
Ou esta seria mais uma jogada genial do anti-marketing Tricolor, responsável também pela marcação ridícula do jogo para as 17h da quinta-feira?
Se não foi responsável direto, pecou por omissão, porque foi muita burrice.
A tentativa de desbancar o co-irmão - se é que foi - com ingresso subsidiado a mulheres e idosos, naquele horário, tirou mais de 20 mil pessoas do jogo.
Qual seria o problema de se ter jogado às 18h30? 19h30? 20h30?
Competição com a TV? Com o jogo do São Paulo na Libertadores?
Não tem argumento que salve essa patacoada, já que foi o próprio Grêmio que solicitou transferência da partida para aquela data...
Aliás, o anti-marketing Tricolor é uma grande piada de mau gosto.
São ações e mais ações ridículas, de parcas campanhas e retorno para pessoas, não para o clube.
É isso mesmo.
Odone nunca cansou de capitalizar em cima da própria torcida que por ora desmantela.
Não foram poucas vezes que ele estendeu as mãos pra angariar os louros de vitórias em frente à Geral.
Eu o vi se abraçar no Galatto em frente à torcida, por exemplo.
E tinha - e tem ainda? - muita gente que aplaudia o cara...
Inclusive, "um cidadão publicou" anúncio nos maiores jornais da cidade, à época das eleições para o Conselho Deliberativo, nominando apoio da Geral do Grêmio à chapa 1, do cacique Paulo Arena Odone e cia.
Cia, esta, aliás, que contém nomes como os de Vaz Netto e Dorneu Maciel, gente muito próxima a Lair Ferst e Ubiratan Santos, além de José Otávio Germano, diretor de futebol de José Alberto Guerreiro - o homem acusado na questão dos cheques da ISL.
Difícil fugir disso, pois é tudo público e notório...
É uma turminha casca grossa que tem integrantes sendo investigados a fundo pela Polícia Federal no caso do Detran e que tem íntimas relações - não importanto se excusas ou não, o fato é que as tem - com a direção do Grêmio e seus mandatários, com alguns deles sendo os próprios, inclusive (Vaz Netto era do Conselho de Administração e por aí vai).
Então, a questão que fica e que se coloca para estabelecer qual a previsão de futuro para a torcida Tricolor é a de que se, hoje, com um estádio defasado como o nosso, mas que suporta a nossa festa e nosso apoio, já somos tratados dessa forma, sem o devido crédito e como massa de manobra para interesses diversos que não os do futebol, como vai ficar com a nova arena???
Essa conversa de que a prioridade é o torcedor é conversa fiada!
As negociações estão todas sendo efetuadas à revelia da torcida, e sempre que se fala em maior abertura para associados nos processos decisórios do clube tem muita gente que se revolta nas internas e manobra para decidir autoritariamente.
Foi assim que surgiu um tal de Flávio Obino na presidência do centenário...
Se a torcida não se mexer de uma vez, se mobilizar e participar ativamente desses próximos passos do Tricolor, a choradeira logo mais vai ser grande, e não vai vir de Odones e Pelaipes da vida...
O fato é que isso tudo já está ficando ridículo.
Um clube que quer ser grande, enorme, não pode achar que construir um "estádio de primeiro mundo" o transformará em tal se a administração do mesmo continuar sendo varzeana e pessoal.
E não importa se for o clube Grêmio ou Grêmio Empreendimentos se os mesmos permanecerem mandando.
Larguem o osso!
Fora oligarquias!!!
Está na hora de gente nova tomar conta do Tricolor, gente ligada à torcida, com visão de futebol e FORA DA POLÍTICA!
Mandem e-mails para a ouvidoria!
Clique aqui.

JAMAIS NOS MATARÃO!!!

Um comentário:

Felipe disse...

O incrivel eh a cara de pau dessa direcao!! Nao eh a primeira vez que ocorre conflito entre Dirigentes e Geral. Mas quando chega epoca de eleicao, vao la pra fente saudar a torcida e dizer nos microfones quao importante eh o torcedor. E o pior, eh que membros da Geral apoiaram e apoiam o Odone!!!

Agora, se o Gremio nao tem poder de vetar uma ordem da UNIMED, a gente ta na merda. Assim, viramos a putinha da UNIMED!! Vamos fazer o que eles querem. E o pior de tudo isso, eh que acontece por uma esmola! Sim, no mundo do futebol, um patrocinio de 2,5 milhoes de reais (q se nao me engano eh o que nos pagam) eh esmola. Agora, eu quero ver a UNIMED, que ja esta numa merda federal, ter que lidar com a raiva de muitos torcedores gremistas. Proximo jogo do Olimpico, vou queimar minha carteirinha da UNIMED!! Em campo. Na frente de todos.

Mas a culpa nao eh apenas da empresa. Ela ateh tem o direito de reclamar. O que nao podia ter acontecido era a direcao acatar a ordem SEM DIALOGO!!

Mas nao adianta... parece que Politico nunca muda. Eu fico imaginando o Odone com a mulher. Quando quer sexo deve dizer que a ama, dizer o quanto ela eh importante, que sabe os problemas dela e vai fazer de tudo pra melhorar. Depois, quando nao precisa mais... vira as costas pra jogar carta com os amigos.

Saudacoes tricolores!