sexta-feira, 27 de março de 2009

Rumo a Pelotas, filmar o mestre montando o Sopapo

Serviço:
Quem?
Quilombo do Sopapo / Sopapo de todos os Papos / Bataclã F.C. e Gente Boa

Quando?
Dia 28 e 29 de março de 2009 em Pelotas

O Quê?
Atividade Principal: Construção e Filmagem de um Sopapo (Mestre Batista, Giba Giba, Edu Nascimento e Jaburu, entre outros) a partir das 9:00 horas na casa do Mestre Batista (Santa Terezinha rua Santa Clara, nº pergunte pelo Mestre Batista todos sabem).

Atividade final de Tarde: Bate papo sobre Produção Cultural Alternativa, dando sequência ao movimento pro cultura satolep 2009 e ... (Richard Serraria e Marcelo Cougo Bataclã F.C., povo do quilombo do sopapo e sopapo para todos os papos, Rede Vidadania - Estúdio Multimídia Casa Brasil Báh Hóh Báh Dunas, produtor@s, músicos e pessoas da cidade de PoA e Pelotas) as 17:00 horas no Auditório do Projeto Casa Brasil - Loteamento Dunas, nº 2057 - 5391425222/Betinho).

Saiba mais sobre tudo:
Estarão em Pelotas nos dias 28 e 29 de março de 2009 14 pessoas de Porto Alegre, entre elas o grupo da Ação Griô O Sopapo de todos os Papos que iniciará seus trabalhos este ano. Este grupo é composto por Giba Giba, Edu do Nascimento e Jaburu além de Fernanda que não poderá vir e estar junto neste encontro. Irão também dois integrantes da Bataclã FC, Richard Serraria e Marcelo Cougo.

Assim, Giba Giba, Mestre Batista e Bataclã estarão reunidos em Pelotas, os três são os padrinhos do Quilombo do Sopapo, ponto de cultura localizado no bairro Cristal em Porto Alegre e que no dia 16 de abril estará completando um ano. Será um grande momento este encontro em Pelotas antecedendo o aniversário do ponto e antecedendo o início da nossa ação griô que ampliará a ação iniciada em Pelotas com Mestre Batista, PC e dona Sirlei. Enfim, no centro da ação está a contribuição e a história dos negros no rio grande do sul e o tambor de sopapo.

No Quilombo do Sopapo estamos desenvolvendo um projeto "Economia Solidária na prevenção à violência", neste projeto, que está em andamento, há um curso de produtores em audiovisual que objetiva além da formação a criação de um empreendimento de economia solidária que irá incubar no ponto de cultura. Deste curso, que tem como parceiros além da OSCIP GUAYí o coletivo Catarse de audiovisual e deste curso irão três integrantes, o Gustavo que é um dos Educadores mais dois alunos, Magal e Gabriel. São eles que farão a filmagem da montagem do Tambor de Sopapo pelo Mestre Batista. Irão também, Éverton Coordenação Nacional Casa Brasil e integrante do ponto de cultura, Sérgio Valentin da oscip Guayí que é a conveniada e nossa personalidade jurídica do ponto, Jurema integrante do conselho gestor comunitário e moradora de uma das comunidades da região Cristal e Eu Leandro Anton, Coordenador do Quilombo do Sopapo e Diane, Monitora do nosso telecentro.

Acesse o link abaixo para saber mais sobre o povo de PoA que nos visitarão em Satolep

O Ponto de Cultura, denominado "Quilombo do Sopapo" (instrumento criado pelos afro-brasileiros da região Sul do RS), executado pela Oscip Guayí e financiado pelo Ministério da Cultura, está sendo implantando na bairro Cristal, em Porto Alegre, a partir de parceria com o Sintrajufe - Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal, e da comunidade local, representada por diversas entidades.O Projeto prevê o desenvolvimento da produção cultural local, com ênfase na música, promovendo o intercâmbio entre linguagens artísticas e expressões simbólicas diversas, que resultem numa rede de articulação, recepção e disseminação das manifestações artísticas.Também trabalha o desenvolvimento local e sustentável através da economia popular e solidária e a formação de empreendimentos autogestionários. Veja o projeto aqui: https://twiki.softwarelivre.org/bin/view/QuilomboDoSopapo/Psopapo

Richard Serraria é músico, compositor, poeta, graduado em Letras pela UFRGS, Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, professor universitário na Feevale NH e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos. Atua junto á Bataclã FC há 11 anos, tendo recebido 4 prêmios Açorianos :Melhor Compositor Pop Rock 2002 e 2004 e Melhor Grupo Pop Rock 2001 e 2002.

Abraços e vamos chamar / avisar as pessoas, oportunidade singular, é isso ai.
-- www.redevidadania.blogspot.com --
Rede de Atitudes de Proteção da Vida

Nenhum comentário: